Uma existência dedicada à família, ao trabalho e à caridade: memórias de Adenor de Assis Coelho

Uma obra escrita por sua filha, a professora Regina Maria Resende Coelho, em comemoração ao centenário de nascimento celebrado no dia 24 de abril de 2021


Cultura

André Eustáquio0

A autora do livro Regina Coelho (centro) e suas irmãs Olga (esq.) e Maristela (foto - arquivo pessoal)

Escrever uma biografia significa debruçar-se sobre a história de vida de uma pessoa. Foi, portanto, debruçando-se sobre a memória e os afetos de filha que a professora, membro da Academia de Letras de São João del-Rei e colunista do JL, Regina Maria Resende Coelho, escreveu a biografia de seu pai. “Adenor de Assis Coelho – Centenário de Nascimento (1921 – 24 de abril – 2021)”, 159 páginas, R$ 30,00.

A expectativa inicial era de que o livro pudesse ser lançado em 2021, ano do centenário de nascimento de Adenor de Assis Coelho. Porém, a pandemia de Covid-19 não permitiu e a data do lançamento precisou ser adiada. Com a melhora da pandemia e a flexibilização das restrições sanitárias, a data foi marcada e o livro foi oficialmente lançado em Resende Costa no último dia 23 de abril, no Salão C&M Festas e Eventos. Estiveram presentes no evento de lançamento e de autógrafo do livro autoridades municipais, familiares, amigos e pessoas que conviveram com o sr. Adenor Coelho.

Adenor de Assis Coelho nasceu em Resende Costa no dia 24 de abril de 1921. Casou-se em 1946 com Olga Resende Lara Coelho, com quem constituiu numerosa família. Dedicado e vocacionado ao comércio, sr. Adenor foi também benfeitor de importantes instituições de caridade no município. Foi confrade da Conferência Vicentina São Saturnino e, por longos anos, provedor do Hospital Nossa Senhora do Rosário. Homem público reconhecido por sua dedicação e obras, Adenor Coelho administrou o município entre os anos 1963 e 1966. Em 20 capítulos que tratam da família, da atuação política e profissional de Adenor Coelho, Regina Coelho apresenta a vida do seu pai e, concomitantemente, vêm à tona fatos e registros históricos da Resende Costa do século XX.

Durante o lançamento, a autora falou sobre a iniciativa de escrever as memórias do seu pai, falecido em 14 de março de 2002. “Faltando alguns anos, talvez uns 4, 3 anos, da data do centenário de nascimento dele, começamos a pensar no que poderíamos fazer para marcar o dia 24 de abril de 2021. Daí veio a ideia do livro com o objetivo de deixar registrada a história de vida dele”. Regina é a sexta filha dos nove filhos de Adenor e Olga. Foi a partir das suas lembranças e da convivência com seu pai que os 20 capítulos do livro começaram a ganhar forma. No entanto, a autora contou com o auxílio dos familiares, sobretudo os mais velhos, e de pessoas que conviveram com o sr. Adenor para checar informações e ir atrás de histórias até então desconhecidas dela. “A principal dificuldade foi fazer, ou melhor, tentar fazer a reconstituição de partes das etapas da vida dele. Sem a presença do nosso pai, sem a presença da nossa mãe, fomos juntando as nossas memórias. Apelamos também para os primos mais velhos (sobrinhos dele). Contamos ainda com algumas anotações valiosas que nosso pai fez sobre sua atuação pública”.

Checar datas, nomes e circunstâncias com o intuito de reconstituir a vida de Adenor Coelho tornou-se um grande desafio para Regina. Mas não tão grande quanto escrever sobre o próprio pai. “Esse foi o desafio maior: escrever um livro de memórias sobre o seu próprio pai, portanto, sob o olhar da filha, mas sem o distanciamento a respeito dos fatos em si”, disse a autora, que, entre as inúmeras informações obtidas e lapidadas durante as pesquisas, descobriu fatos sobre a vida do seu pai que ela desconhecia e agora estão contados no livro. “Sou a sexta filha na nossa escadinha de nove filhos criados. É compreensível que não soubesse, até então, de algumas histórias da família. Uma delas: a abertura de uma primeira alfaiataria em sociedade com o Iracy, seu grande amigo desde a infância, no local onde hoje funciona o ‘Bar da Maura’ (na rua Gonçalves Pinto, centro de Resende Costa)”.

Honrado pai de família; homem público dedicado às causas e aos desafios da sua amada terra natal; trabalhador profícuo que soube enxergar os rumos do desenvolvimento do comércio de uma cidade que crescia e já demonstrava sua vocação. A história de vida do sr. Adenor, escrita e homenageada por sua filha Regina no livro “Adenor de Assis Coelho – Centenário de Nascimento”, é um exemplo para as gerações atuais. “Adenor de Assis Coelho, católico praticante, deixou como herança maior para sua numerosa família os bonitos exemplos de uma existência dedicada à família, ao trabalho e à caridade”. Do livro, emerge o legado de alguém que deve servir como paradigma para quem deseja ser verdadeiramente um CIDADÃO.

 

Renda beneficente

A venda dos exemplares do livro “Adenor de Assis Coelho – Centenário de Nascimento (1921 – 24 de abril – 2021)”, de Regina Maria Resende Coelho, continua na Vale Tudo Loterias e na Banca do Batista.

O preço do livro é R$ 30,00 e todo o valor arrecadado com a venda dos exemplares será em benefício do Hospital Nossa Senhora do Rosário, Lar São Camilo e da Conferência São Vicente de Paulo. “Como a renda é beneficente, estamos nos empenhando em conseguir um bom valor para os beneficiados”, disse Regina Coelho.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário