Uma justa e digna homenagem ao ex-prefeito Gilberto Pinto


Editorial

0

O Jornal das Lajes, desde a sua fundação em 2003, procura sempre desenvolver uma das propostas que motivaram o idealismo de seus fundadores: Incentivar e divulgar, através da leitura, a cultura em Resende Costa. Não é à toa que o JL passou a ser reconhecido por muitos dos seus leitores como um “jornal cultural”. Essa missão nos norteia a cada reunião de pauta. É óbvio, porém, que não ignoramos o dever primordial do jornalismo de informar, fiscalizar e formar opinião crítica. Contudo, reconhecemos que o compromisso com o desenvolvimento e com a divulgação da cultura de nossa terra, destacando fatos importantes e valorizando pessoas que se dedicaram e se dedicam a ações de desenvolvimento do município, ocupa um lugar de preferência em nossas pautas.

A edição 196 do Jornal das Lajes confirma isso. O JL dedicou um espaço considerável desta edição para a cobertura da 40ª Exposição Agropecuária de Resende Costa, uma das festas mais tradicionais do município e que tem a agropecuária, ao lado do comércio de artesanato, como principais atividades econômicas. Portanto, é justificável que o jornal prestigie essa festa que valoriza as tradições e as raízes rurais do município.

A Exposição Agropecuária 2019 de Resende Costa teve em sua programação um item de destaque, além dos badalados shows sertanejos das duplas Matheus e Kauan e Jads e Jadson, do rodeio, cavalgada, torneio leiteiro e exposição de animais: a reinauguração do Parque do Campo. O espaço passou por uma grande reforma, foi ampliado e melhor estruturado. Conforme foi dito em uma reportagem desta edição, quem chegou ao Parque de Exposições na quinta-feira, 18, para a cerimônia de abertura da Expô 2019 de Resende Costa, se surpreendeu positivamente com o novo espaço totalmente remodelado, seguro e mais bonito.

Contrariando opiniões negativas, a administração do prefeito Aurélio Suenes assumiu a realização de uma obra orçada em aproximadamente 340 mil reais e entregou à população, no dia 18 de julho, um Parque de Exposições que pode ser considerado o melhor da região.

A cerimônia de reinauguração do Parque de Exposições, planejada para acontecer juntamente com a abertura oficial da 40ª Exposição Agropecuária, homenageou solenemente o saudoso ex-prefeito Gilberto Pinto, responsável em 2001 pela municipalização do Parque do Campo e que agora tem seu nome eternizado no “novo” Parque de Exposições.

Foi correta a decisão do prefeito Aurélio de renomear o Parque de Exposições, antes chamado Dr. Geraldo Magela de Resende, para Parque de Exposições Prefeito Gilberto Pinto. Existe um costume que impõe que pessoas que desempenharam papéis importantes na sociedade devem ser homenageadas postumamente. Parece que nos constrangemos em reconhecer em vida os talentos, o trabalho e o legado de pessoas valorosas e iluminadas que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade. Mas nunca é tarde.

Gilberto José Pinto, falecido no dia 6 de dezembro de 2015, ao longo dos seus três mandatos de prefeito realizou inúmeras obras em Resende Costa e é considerado uma das principais lideranças políticas surgidas no município desde a sua emancipação em 1912. Em 26 de julho de 2001, ele assinou, após longo período de negociação, o decreto 54 que municipalizou o Parque do Campo.

Em 2001, ao conseguir trazer para o município o espaço nobre do Parque do Campo, Gilberto Pinto reconheceu a enorme importância da agropecuária para Resende Costa. Portanto, a homenagem conferida em 2019 pelo município, ainda que postumamente, ao ex-prefeito Gilberto é um ato de reconhecimento ao trabalho e ao legado de um grande homem que durante sua vida e trajetória política semeou sinceridade, simplicidade e honestidade. Valores que herdou do berço e soube partilhá-los na vida pública.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário