UNIPTAN, de SJDR, entre os melhores Centros Universitários do Brasil, diz MEC


Educação

José Venâncio de Resende0

Uniptan, São João del-Rei (foto: divulgação).

O Uniptan, de São João del-Rei, é o terceiro Centro Universitário mais bem pontuado pelo Ministério da Educação (MEC), em Minas Gerais, e está entre os melhores do país. Com nota 4, numa escala de 1 a 5, no Índice Geral de Cursos (IGC), a instituição foi considerada excelente pelo MEC.

O ranking anual do principal indicador de qualidade do ensino superior brasileiro, o IGC, foi divulgado pelo MEC no dia 18 deste mês. Indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior (IES), o IGC registrou 13,5% das IES nas faixas mais baixas, 66% na média e 20,5% nas faixas superiores.

As instituições com nota 4 e 5 são consideradas excelentes e notas abaixo de 3 são insatisfatórias.

Cálculo

O índice, divulgado anualmente pelo MEC, é fruto de média ponderada das notas de cursos de graduação e de mestrado e doutorado. Leva em conta a média dos CPC (Conceito Preliminar de Curso) dos cursos avaliados nos últimos três anos, ponderada pelo número de matrículas em cada um deles, a média dos conceitos da avaliação CAPES dos programas de pós-graduação stricto sensu na última avaliação também trienal e ponderada pelo número de matrículas nos programas. 

Também entra no cálculo do IGC a distribuição de estudantes entre cursos de graduação e pós-graduação (quando há programas stricto sensu).

Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e também os CPC dos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um período de três anos. Dessa forma, o IGC compreende a análise de todas as áreas avaliadas previstas no Ciclo Avaliativo do Enade de 2014, 2015 e 2016.

Fontes:

Revista Exame - https://exame.abril.com.br/carreira/as-melhores-faculdades-e-universidades-do-brasil-segundo-o-mec-2/

INEP - http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/conceitos-dos-cursos-de-graduacao-e-das-instituicoes-de-educacao-superior-estao-disponiveis-para-consulta/21206

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing do Uniptan

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário