UNIPTAN inaugura novo Campus em São João del-Rei

Conheça a estrutura moderna de laboratórios e salas de aula e a região da cidade onde ficam as novas instalações.


Educação

José Venâncio de Resende0

Novo campus do Uniptan (foto: divulgação).

O UNIPTAN (Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves) vai ganhar novo campus, iniciando assim novo ciclo da sua vida acadêmica. A inauguração será no dia 12 de agosto, às 17 horas, quase quatro anos e cinco meses depois do lançamento da pedra fundamental em março de 2017

Estão previstas na programação uma cerimônia de descerramento da placa de inauguração com a presença de autoridades, show de fogos de artifício e a participação da tradicional e centenária Orquestra Ribeiro Bastos de São João del-Rei. Tudo em consonância com os protocolos impostos pela pandemia de COVID-19.

Estrutura

O investimento em laboratórios modernos, com tecnologia de ponta, novas salas de aula, espaços de convivência e incremento do ensino híbrido, e uma metodologia de ensino inovadora definem os rumos que ditam o futuro do novo UNIPTAN, nas palavras de Maria Tereza Gomes de Almeida Lima, reitora da instituição. “O UNIPTAN é orgulho para toda a comunidade local e regional. Localizado em uma área privilegiada, com muito verde, o prédio imponente de cinco andares foi totalmente planejado para promover a formação profissional de excelência dos nossos acadêmicos.” O espaço amplo, arejado, sustentável, em diálogo com a preservação ambiental, vai abrigar 320 colaboradores e 2530 alunos, movimentando vários setores da economia local e regional, acrescenta. 

Este aspecto de polo dinamizador é reforçado pelo fato de que as novas instalações se localizam na Avenida Dr. José Caetano de Carvalho, praticamente fora da cidade e não muito distante do trevo da BR-265. Um lugar com poucas casas, ao lado do loteamento conhecido por Bairro Tiradentes e do condomínio fechado Colina dos Inconfidentes, sem qualquer tipo de comércio, de acordo com o corretor de imóveis Eustáquio Coelho Resende. Os bairros mais próximos são Vila Belizário e Bonfim, em franca expansão, de acordo com a assessoria de comunicação do UNIPTAN. O novo campus abre, assim, uma perspectiva para a urbanização e o desenvolvimento da região devido ao seu caráter de polo dinamizador. 

Estão sendo transferidos para o novo campus 11 cursos de graduação, entre eles o de Medicina, e dois cursos de pós-graduação. O prédio conta com amplas salas de aula climatizadas, equipadas com sistema de sonorização e lousas interativas e aptas também ao ensino híbrido. Possui ainda 15 laboratórios, equipados com o que há de mais moderno e inovador no mercado educacional do País, que atendem aos cursos da área da saúde. O Centro de Simulação Realística, por exemplo, permite aos estudantes utilizarem simuladores de pacientes (robôs) para realizar atendimentos em ambiente similar aos espaços que vão encontrar nos cenários de saúde. Os alunos dos cursos da área de saúde já estão tendo aulas práticas presenciais em laboratórios do novo campus.

A nova estrutura disponibiliza, ainda, aos estudantes uma biblioteca, com cerca de 40 mil títulos físicos e digitais, e acessibilidade em todos os seus ambientes. Também dispõe de amplo estacionamento, cantina e serviço de reprografia. 

O evento terá transmissão ao vivo pela plataforma Youtube

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário