Uniptan une-se a “Grupo Corona Vírus Não - São João del Rei” para produzir máscaras de proteção em impressoras 3D

Grupo quer produzir EPI’s (equipamentos de proteção individual) para trabalhadores da área saúde de São João del-Rei e região.


Especiais

Da redação 0

Frente ao cenário de pandemia da covid-19, o Centro Universitário Presidente Tancredo Neves (UNIPTAN) uniu-se ao grupo Corona Vírus Não - São João del-Rei na fabricação de máscaras de proteção utilizando impressoras 3D. O objetivo do grupo é a produção de EPI’s (equipamentos de proteção individual) para serem utilizados durante o surto do coronavírus, por trabalhadores da área saúde de São João del-Rei e região.

A produção é realizada por meio de oito impressoras 3D disponibilizadas por um grupo de apoiadores do projeto. A intenção dos idealizadores da campanha é a produção inicial de 500 máscaras de acetato que podem ser reutilizadas após esterilização. Estas máscaras serão distribuídas, gratuitamente, aos centros de saúde e repartições ligadas ao combate do coronavírus na cidade de São João del-Rei e na região.

Esta é uma iniciativa popular, sem fins políticos ou lucrativos. Surgiu da união de três amigos que se solidarizaram com a falta de equipamentos para os profissionais de saúde nesta pandemia da covid-19.

As máscaras são produzidas de acordo com a RESOLUÇÃO - RDC Nº 356, DE 23.03.2020, disponível em: https://www.editoraroncarati.com.br/v2/Diario-Oficial/Diario-Oficial/RESOLUCAO-RDC-N%C2%BA-356-DE-23-03-2020.html

Plataforma

A campanha de arrecadação foi criada através de uma plataforma de colaboração digital de financiamento coletivo.

A professora Simone Melo, coordenadora do curso de Engenharia de Produção do Uniptan, ajuda na produção das máscaras. De acordo com ela, este é o momento de todos se unirem pela causa, ajudando da maneira que pode: “Se cada um fizer sua parte, conseguiremos vencer essa batalha”.

A impressora 3D do Uniptan foi fabricada pelos alunos da Engenharia de Produção. Nesse momento tão crítico, torna-se útil mostrar aos alunos a importância para a sociedade da impressora desenvolvida por eles.

A campanha de arrecadação foi bem-sucedida e as doações das máscaras já começaram na cidade. Os idealizadores do projeto já estão comprando mais matéria-prima para continuar a produção dos equipamentos.

Fonte: Comunicação Uniptan

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário