Maior evento particular de Resende Costa, Vak’s Fest atraiu grande público em sua 11ª edição

A segurança nos dias do evento é preocupação dos organizadores e da polícia. Um veículo foi furtado ao lado do Parque de Exposições, local onde a festa é realizada.


Especiais

André Eustáquio0

A Vak’s Fest, promovida pela Turma da Vaquinha desde agosto de 2006, já se tornou um dos principais eventos realizados anualmente em Resende Costa. A 11ª edição, ocorrida nos dias 25 e 26 de novembro último no Parque de Exposições, teve um público estimado de 900 pessoas na sexta-feira e 1.600 no sábado, segundo a organização. Com ampla divulgação, a festa tem atraído centenas de pessoas de diversas cidades da região.

Denilson da Mata Daher, integrante da Turma da Vaquinha e um dos organizadores da festa, contou ao JL como foi criada a Vak’s Fest: “A ideia inicial do evento foi promover a diversão, ter uma data no calendário anual para encontro dos integrantes da Turma da Vaquinha e convidar as pessoas próximas da turma para celebrar a amizade, participando da festa. No decorrer dos anos, o evento foi expandindo-se, a cada ano mais pessoas adquiriam os ingressos e passamos a ter um público fiel. Assim, para diferenciar dos demais eventos e sair do padrão comum de festas do gênero, a partir de 2010 foram implementadas algumas novidades. No início foram as canecas do evento, posteriormente incluímos a camiseta da festa (abadá), depois o evento passou a ser em dois dias, sexta e sábado”.

Neste ano, a Turma da Vaquinha investiu ainda mais na programação e apresentou novidades, conforme detalhou Denilson: “entre as novidades estão: festa open bar, sexta-feira e sábado, com a cerveja mais consumida no Brasil; realizamos a confecção dos abadás em maior quantidade, mais cores e com maior antecedência; fizemos ao todo 21 tipos de recipientes diferentes, entre canecas, calderatas e long drinks. O evento ofereceu ainda três ambientes, com diversas apresentações musicais de diversos gêneros, como o forró, o sertanejo universitário e até o rock and roll. Participaram também Djs conceituados. Contratamos o touro mecânico  que foi sucesso na edição passada e confeccionamos dois banners de 2,5 x 3,0m.  Enfim, foram muitas as atrações disponibilizadas aos presentes”.

A VaK’s Fest tornou-se, ao longo de 11 anos, o maior evento privado de Resende Costa. Denilson Daher atribui o sucesso alcançado à programação diferenciada. Ele destaca que não há dinheiro público financiando ou patrocinando a festa: “ao contrário, pagamos um aluguel de aproximadamente R$ 2.000,00 para utilização do imóvel. Além do mais, mantemos há anos parcerias com a APAE, cedendo integralmente o espaço externo para estacionamento e com a Sociedade São Vicente de Paulo, a qual recebe parte da arrecadação das vendas das canecas do evento. Neste ano, também incluímos o ingresso solidário, ou seja, o espectador comprava um ingresso com desconto, caso contribuísse solidariamente com a campanha realizada pela Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei para oferecer  tratamento de Radioterapia”.

O tema da Vak’s Fest 2016 foi “A Diversidade”. “O evento, além de promover o lazer, aborda temas às vezes de cunho social para reflexão da população. Devido à intolerância assistida no dia a dia em relação às diferenças, todos foram convidados para festejar conosco, independentemente de cor, raça, religião, condição social, opção sexual, partido político, idade, time de futebol etc. O legal da Vak’s Fest é justamente ser uma festa plural, que agrada a maioria das pessoas de Resende Costa e região”, frisou Denilson.

 Organização

Uma festa que atrai praticamente 15% da população de Resende Costa exige uma infraestrutura grandiosa, especialmente em relação à segurança. O Parque de Exposições tem sediado o evento desde 2012. Denilson explica como é planejada a segurança na área interna do evento: “O local desde 2012 tem sido o Parque de Exposições, por acreditarmos ser o único na cidade que comporta tal patamar de evento. Em relação à segurança interna, fazemos um cálculo estimado de um segurança por cada 50 pessoas presentes. Contratamos para este ano uma equipe de São João del-Rei, especializada em garantir a segurança de eventos como as calouradas universitárias e que conta em seu cartel com profissionais com curso de vigilante. Foram contratados em cima de estimativas, sendo 15 seguranças na sexta-feira e 30 no sábado. Felizmente não tivemos nenhum problema de maior gravidade e a equipe teve êxito em garantir a segurança dos presentes no evento”

Quarenta por cento dos ingressos da Vak’s Fest são comercializados nas cidades da região. Isso aumenta ainda mais a preocupação dos organizadores com a divulgação regional. “Neste ano, fizemos uma parceria com a Farid, distribuidora da Ambev, e levamos a Van da Skol a várias cidades da região, com shows ao vivo de músicos regionais. Nos Esquentas também realizamos a troca dos abadás, venda dos copos da festa e apresentação de um banner do evento. Estivemos presentes em sete cidades: São Tiago, Coronel Xavier Chaves, Prados, São João del-Rei, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada e Resende Costa. Todos os eventos foram um sucesso de público e concretizamos parecerias com bares e restaurantes dessas cidades”, explicou Denilson.

 Ocorrências policiais

 Um carro furtado, brigas generalizadas, quebradeira na rua e perturbação do sossego foi o saldo negativo dos dois dias (mais o Esquenta) da Vak’s Fest 2016 em Resende Costa. De acordo com o subtenente Rogério Lúcio de Faria, comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar de Resende Costa, o Esquenta no dia 19 de novembro, na Rua Gonçalves Pinto, trouxe problemas ao policiamento. “Tivemos registro de uma ocorrência, além de vidros quebrados na Lotérica, brigas generalizadas, arruaças, perturbação do sossego de moradores do entorno e danos ao patrimônio”. Segundo o policial, o sábado 26 “foi tranquilo e não houve nenhuma ocorrência”.

No entanto, o mesmo não pode ser dito em relação à sexta-feira, 25, primeiro dia de festa. Por volta das 2h da manhã, a PM registrou ocorrência de furto de um veículo Fiat Strada, placa de Belo Horizonte, na Rua Doutor Gervásio, próximo ao Parque de Exposições. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a proprietária do veículo, P.R.R, estacionou a Strada na Rua Doutor Gervásio por volta das 00h:30min. Quando voltou, não encontrou o veículo no local. A vítima informou aos policiais que no interior do veículo havia documentos e dinheiro. A PM realizou rastreamento em Resende Costa e cidades vizinhas, mas não encontrou a Strada. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil de Resende Costa, que suspeita que haja participação de pessoas de Resende Costa e de outras cidades neste furto. O caso está sob investigação.

Na sexta-feira, a PM teve que intervir em uma briga dentro do Parque de Exposições, envolvendo pessoas de Resende Costa e de cidades vizinhas. Segundo o subtenente Rogério, dois indivíduos de Casa Grande (MG) foram presos em flagrante. Após o registro policial, efetuado no próprio quartel da PM, os envolvidos foram liberados. “Tudo foi feito conforme manda a atual legislação. Eles foram soltos, mas com a obrigação de comparecem, em data já marcada, ao Juizado Especial Criminal”, esclareceu o comandante.

Denilson Daher fez comentários sobre os incidentes ocorridos no dia do Esquenta em Resende Costa: “Infelizmente isso tem ocorrido em locais onde há aglomeração de pessoas, principalmente em vias públicas. O Esquenta da Vak’s Fest não é o único que sofre com esses problemas, isto também ocorre com frequência no Carnaval e Réveillon, que também são realizados na Rua Gonçalves Pinto. A proposta nossa era um show ambiente no Palco da Skol. O Esquenta é o dia da troca dos abadás em Resende Costa e a divulgação final da Vak’s Fest. Realizamos em outras seis cidades, além de Resende Costa, sem qualquer tipo de problema. Agora, é necessário deixar claro à população que o Esquenta da Vak’s Fest é um evento aberto ao público, sem quaisquer fins lucrativos, não é cobrado nada e a organização da Vaks Fest não tem nenhum retorno financeiro, aliás, temos custos, pois nem todas as despesas são bancadas pelos estabelecimentos comerciais, localizados na Rua Gonçalves Pinto, que patrocinam o evento”.

Em relação à briga ocorrida na Gonçalves Pinto durante o Esquenta, Denilson confirmou que “a Polícia Militar foi acionada e tomou as medidas para a solução do problema”. De acordo com ele, “não há como conter e barrar as pessoas, infelizmente, pois, há uns poucos que estão com o propósito diferente de diversão e acabam por gerar as insatisfações. Como não temos nenhuma receita com o Esquenta, nem qualquer subsídio público, não temos como contratar seguranças particulares e banheiros públicos, o que poderia, quem sabe, amenizar um pouco dos problemas”.

 Reincidência

Não foi a primeira vez que a polícia registrou furto de veículo durante a realização da Vak’s Fest. No ano passado, três carros foram furtados em ruas próximas ao Parque de Exposições. Neste ano, a PM montou um esquema de policiamento na cidade, especialmente nas ruas adjacentes ao local do evento. De acordo com o subtenente Rogério, duas viaturas foram deslocadas para efetuar o patrulhamento nos dois dias da festa, sendo que uma delas realizou rondas no bairro, a fim de inibir eventuais furtos. “Mas é humanamente impossível a gente dar conta de coibir tudo. Muitas vezes, os policiais estão em determinado local e um carro e MAIstá sendo furtado numa rua paralela. Quando chegamos ao local, o fato já aconteceu”, lamenta o policial.

Rogério esclareceu ainda que a PM não faz policiamento no interior do local onde se realiza a festa, por se tratar de evento particular. Portanto, a segurança interna é de responsabilidade dos organizadores. “A gente vai até lá somente mediante solicitação”.

O comandante da PM de Resende Costa mostra-se preocupado com a segurança dos grandes eventos realizados em vias públicas na cidade: “Acho que a prefeitura deveria repensar a expedição de alvará para eventos de grande porte em vias públicas, como a Rua Gonçalves Pinto”, conclui o subtenente Rogério Lúcio.

Contato: a PM de Resende Costa informa à população o número do celular exclusivo para contato com a corporação. Através do (32) 99996-9120, o cidadão consegue falar 24h com os policiais, diretamente na viatura.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário