Vereadores se reúnem com o chefe da Unidade Regional de Barbacena do DEER/MG


Informativo da Câmara

0

Por solicitação do vereador Lucas do Pastel, o Sr. Alberto Queiroz Soares, representante da Unidade Regional de Barbacena do DEER/MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais), esteve presente na sede do Legislativo Municipal no dia 29 de março para tratar das atuais condições da estrada que liga Resende Costa ao trevo da LMG 383 (risco de acidentes, falta de manutenção) e da situação da estrada que liga a cidade a São Tiago – LMG 839 (falta de manutenção). Além do vereador solicitante, estavam presentes os vereadores Cláudio, Cleiton, Fernando Chaves, Guerra, Zé do Dico e Paulinho.

O Sr. Alberto esclareceu que o DEER não classifica o município pelo porte e que, dentro dos 42 municípios de sua jurisdição, entende a importância do acesso para Resende Costa devido ao grande fluxo de turistas.

Os vereadores ressaltaram que as demandas por melhorias são antigas, questionaram sobre como são feitas as vistorias nas estradas e se há uma data prevista para realização dos serviços de tapa-buracos, levando-se em conta a má conservação da estrada. Na oportunidade, perguntaram se o órgão é responsável pela concessão da linha de ônibus SJDR–RC e vice-versa, uma vez que os horários foram suprimidos devido à pandemia e que até a presente data ainda não foram retomados em sua totalidade, causando transtornos aos usuários (trabalhadores, estudantes e passageiros em geral).

O representante informou que o DEER possui contrato de serviços de tapa-buracos, serviços para limpar e roçar as margens das rodovias, serviços de sinalização e serviços específicos para tratar de erosão. Quanto ao recapeamento da rodovia, trata-se de uma política de estado, cabendo ao governo dirimir sobre isso. Sobre a LMG 839, esclareceu que está jurisdicionada ao DEER Regional de Oliveira.

Sr. Alberto ressaltou que possui equipes para constantes vistorias e que os serviços são prestados rotineiramente, porém, diante das várias situações de calamidade (ex.: Ouro Branco, Piranga, Congonhas, ...), o órgão teve que dar maior atenção a esses casos e que casos mais críticos são atendidos prioritariamente. Destacou a importância da constante comunicação do DEER com as várias instituições para uma atuação mais efetiva e mencionou que, para execução de toda obra (asfaltamento), é preciso ter projeto de engenharia, para posteriormente ser licitado.

Foi explicado pelo responsável que, apesar de não ter uma data específica para iniciar os serviços de tapa-buracos, devido às inúmeras demandas, vai solicitar à empresa responsável pelos serviços que os realize em uma sexta-feira ainda não especificada. Quanto à linha de ônibus SJDR–RC e vice-versa, informou que a concessão é de responsabilidade da SEINFR –Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, sendo que o DEER atua na fiscalização.

Ao término da reunião, foi decidido que será encaminhado ofício à Regional do DEER, em Oliveira, para tratar das demandas referentes a LMG 839 (Resende Costa–São Tiago).

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário