Autor entrega livro a descendentes cabo-verdianos de Resende Costa, filho

0

José Venâncio de Resende encontrou-se, recentemente, em Lisboa (Portugal), com Cecília Costa Martins e sua filha Florbela – esta acompanhada do marido Michael Blenkinsop – descendentes do inconfidente José de Resende Costa (filho), que constituiu família no Cabo Verde quando foi exilado para a África em 1792. Na ocasião, o jornalista entregou a mãe e filha um exemplar do livro “Cidades e Resendes – Uma viagem por Portugal continental, arquipélago dos Açores, Minas Gerais e Cabo Verde”.

Em junho 2013, Florbela e o marido – que moram na Inglaterra - foram de férias ao Brasil por quatro semanas. “Eu queria muito visitar Resende Costa e por isso incluí Minas Gerais no roteiro.”

De Paraty (RJ), o casal voou para Belo Horizonte onde se encontrou com o guia turístico que o esperava no aeroporto. Da capital mineira, Florbela e Michael seguiram de carro para Ouro Preto. “No caminho, o meu marido contou ao guia o motivo de querermos visitar Resende Costa. Ele ficou interessadíssimo porque ele próprio já tinha feito muita pesquisa sobre os Resende Costa e tinha uma grande colecção de artigos recortados de jornal sobre o assunto.”

Assim, o mesmo guia levou o casal a Resende Costa “e foi ele que me falou do Rosalvo. Disse-me que o Rosalvo era quem mais sabia sobre essa parte da História local. Foi também ele que contactou o Rosalvo, lhe disse que nós estávamos no Brasil e combinou com ele de nos encontrarmos em Belo Horizonte a caminho do aeroporto”.

Foi assim que Florbela e Michael conheceram Rosalvo Pinto. “O encontro foi na rua, um pouco à pressa pois tínhamos hora de partir, mas deu para conversarmos um pouco. O Rosalvo tinha curiosidade de saber mais um pouco sobre a família em Angola e eu dei algumas informações.”

Na altura, Florbela enviou mensagem para o professor Jorge Sousa Brito, organizador da árvore genealógica da família Resende Costa no Cabo Verde. Ela disse: Jorge, estive em Resende Costa e Ouro Preto. Conheci o escritor Rosalvo Pinto, que escreveu o livro Os Inconfidentes José de Resende Costa pai e filho.” E Florbela passou os contatos de Rosalvo para Jorge Brito.

Aliás, a quinta parte do livro Cidades e Resendes, publicado pela Chiado Editora, é uma homenagem ao professor, escritor e meu mestre Rosalvo Pinto, diz o autor. 

Link:  https://www.chiadoeditora.com/livraria/cidades-e-resendes-uma-viagem-por-portugal-continental-arquipelago-dos-acores-minas-gerais-e-cabo-verde

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário