Resende Costa e Sicoob Credivertentes criam 1º curso de educação financeira


Educação

José Venâncio de Resende0

Global Money Week, de Dores de Campos, quando crianças locais participaram de uma contação de histórias com o livro (foto Sicoob)

As escolas da rede municipal de ensino de Resende Costa (Fundamental I) devem iniciar, em março, um curso inédito de educação financeira para crianças, em parceria com o Sicoob Credivertentes. As aulas serão ministradas nas instalações escolares durante o ano letivo. O curso faz parte do Programa Financinhas nas Escolas, que inclui palestras para alunos e professores e capacitação dos professores para executar ações dentro dos guias metodológico e pedagógico.

Depois da capacitação, os professores participarão de um workshop, onde construirão um plano de ação para apresentar à comunidade escolar. Nas ações previstas, eles irão desenvolver atividades baseadas nos livros da “Coleção Financinhas”, desenvolvida pelo Instituto Sicoob. Podem ser contações de histórias, peças teatrais e outras atividades dos livros ou sugeridas pelos próprios professores.

O Sicoob vai fornecer o material didático que consta dos quatro livros da Coleção Financinhas; os guias metodológico e pedagógico e a orientação e suporte para as escolas participantes. Além disso, os professores envolvidos terão acesso à plataforma do programa, que oferece uma ampla rede nacional de contatos (hospeda professores envolvidos no programa do Brasil inteiro).

A Coleção Financinhas mostra que, além de temas como orçamento, poupança, investimento, crédito e formas de pagamento, “aprender a lidar com dinheiro significa dominar conceitos muito mais profundos, como respeito aos limites, a paciência, o peso das escolhas, o mérito, a identificação de oportunidades, o compartilhamento, o sim e o não, o ganhar e o perder, significa se tornar uma pessoa mais consciente”.

 

Cultura cooperativista

Todas as ações são pautadas na cultura cooperativista, sempre focada no ganho coletivo e na prosperidade para as pessoas e a comunidade, explica Diego Santos, supervisor de desenvolvimento social do Sicoob Credivertentes. “O curso trata da educação financeira como tema transversal (comportamental).” A ideia é “trabalhar o auto-conhecimento e o senso de comunidade para estimular comportamentos que auxiliem na criação de bons hábitos financeiro e de cidadania”, segundo define o próprio programa do Sicoob.

Assim, os professores vão trabalhar com os alunos sobre poupar e economizar, entre outros temas. “Poupar para adquirir coisas melhores, pois, quanto mais se poupa, mais possibilidades se criam; e economizar para cuidar bem dos recursos (financeiro, ambiental etc.); e também valorizar a sustentabilidade”, acrescenta Diego.    

Por enquanto, o curso é extracurricular, mas poderá vir a fazer parte do currículo escolar por meio de lei municipal. Um bom começo é a Lei nº 4.891 de autoria do vereador Elson Ribeiro (Coló), que “institui a Semana Municipal de Conscientização sobre Educação Financeira e Empreendedorismo no Município de Resende Costaa ser realizada, anualmente, no mês de novembro”.

 

Importância

O programa “Financinhas nas Escolas”, do Instituto Sicoob, faz parte do eixo “Cidadania Financeira”; os outros dois componentes do eixo são “Cooperativismo e Empreendedorismo” e “Desenvolvimento Sustentável”. O tripé visa a trabalhar e a fortalecer o cooperativismo, resume Diego.

O “Financinhas nas Escolas”, lançado em 2021, é destinado a crianças entre 6 e 10 anos do Ensino Fundamental I. “A finalidade é abordar a educação financeira na infância, abarcando valores como cooperação, participação, autoconhecimento e senso de comunidade para estimular comportamentos que auxiliem na criação de bons hábitos financeiros e de cidadania”, segundo o Instituto Sicoob.

Prestem atenção às expressões destacadas neste parágrafo. A questão da inclusão das crianças é fundamental para criar bons hábitos e, assim, levar à tomada de melhores decisões que resultem em atitudes adequadas (planejamento, empoderamento e consumo sustentável). “Bem feito, tudo isso proporcionará o alcance dos sonhos”,  conclui Diego.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário