Sicoob Credivertentes adere à Neutralização de Carbono em suas atividades


Cidades

José Venâncio de Resende0

Reunião de planejamento estratégico, em Tiradentes (fonte Sicoob Credivertentes)

Encontro de Planejamento Estratégico, que abriu oficialmente o exercício de 2024 do Sicoob Credivertentes, trouxe uma novidade da maior importância. Com este evento, a Cooperativa aderiu à Neutralização de Carbono em suas atividades. “Para começar, mapeamos a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) justamente durante o encontro”, explica o supervisor de Desenvolvimento Social, Diego Santos. Foram quatro horas e meia de reunião, no dia 3 de fevereiro (sábado), em Tiradentes (MG), com a presença de 209 profissionais da Cooperativa.

Através de inventário realizado, foi identificado que uma das fontes emissoras do carbono era o gás GLP, utilizado no preparo dos alimentos servidos, tanto no café quanto no almoço. A outra fonte foi o óleo diesel, utilizado nas vans que transportaram os funcionários da cooperativa até o evento. E a terceira fonte identificada foi a eletricidade da Cemig, utilizada durante o evento. A quantidade emitida ficou em 0,86 toneladas de CO2, ou aproximadamente 1 tonelada de CO2.

Para compensar o impacto causado por essas emissões, foi adquirida 1 tonelada de créditos de carbono através do projeto RIMA Fuel Switch in Bocaiúva*, do grupo RIMA Industrial** do município de Bocaiúva (MG). “Não será, porém, nosso único movimento”, garante Diego. “Aos poucos, seremos uma Cooperativa Carbono Neutro, estendendo nosso compromisso com a Responsabilidade Ambiental a todas as esferas da instituição.”

O engenheiro ambiental Renato Távora, diretor comercial da empresa O´green e consultor do Sicoob Credivertentes no evento, realça o fato de o projeto ser certificado e de o crédito ser validado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Quanto à RIMA, é uma empresa que gera e comercializa créditos de carbono, com benefícios tanto ambientais quanto sociais. 

*https://cdm.unfccc.int/Projects/DB/SGS-UKL1169640574.53/view

**https://www.rima.com.br/

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário