Fé, cores, cultura e tradição na Festa de N. Sra. do Rosário de Resende Costa

Vitória Cristina / André Eustáquio0

Com muita música, tradição e fé, aconteceu mais uma edição da tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário em Resende Costa. A parte cultural e social do evento se deu entre os dias 3 e 5 de novembro, com o apoio da Prefeitura Municipal. Para a realização da festa, foi criada uma Comissão Organizadora com representantes da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, Prefeitura Municipal e grupos de congados de Resende Costa.

Como anualmente acontece, a festa atraiu diversos grupos de congados de cidades vizinhas, que vieram até Resende Costa para homenagear Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia.

Nos dias 2, 3 e 4, aconteceu, na igreja do Rosário, o tríduo preparatório para o Dia Maior. No sábado, 4, após a missa das 19h, os congados realizaram no adro da igreja o ritual do levantamento do mastro, uma tradição antiga que vem sendo perpetuada durante as festas do Rosário. Shows e movimento de barracas marcaram também a festa deste ano.

No Dia Maior, 5 de novembro, às 15h foi celebrada missa solene na igreja do Rosário, presidida pelo pároco de Resende Costa, padre Marcos Alexandre Pereira, e, em seguida, procissão pelas ruas do centro da cidade com a participação dos ternos de congados, catupés e moçambiques.

 

Cultura

Os Congados são festividades que honram Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e outros santos, combinando elementos das religiões africanas e do catolicismo. Além disso, são manifestações culturais fortemente enraizadas em Minas Gerais. Essas celebrações são uma expressão da devoção religiosa, da cultura popular e da resistência histórica dos descendentes de escravos africanos. As festividades dos Congados misturam elementos religiosos, musicais, danças e cores vibrantes, demonstrando uma herança rica e diversificada.

A importância de preservar essa tradição está ligada à manutenção da identidade cultural e histórica. Os Congados representam uma herança viva, transmitida de geração em geração, que mantém viva a memória dos ancestrais e reforça a importância da diversidade cultural. Além disso, essas festividades promovem a coesão social, unindo comunidades em torno de valores, crenças e práticas comuns.

Confira abaixo imagens do Dia Maior, 5 de novembro, dedicado a Nossa Senhora do Rosário em Resende Costa.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário