Cooperativa lança ‘Viola Viva’ em São Tiago


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

0

“Cada toada representa uma saudade”, cantou Patrício Teixeira na primeira gravação do clássico Tristeza do Jeca, em 1926. Já em 2023, cada dedilhar em uma Viola Caipira será sinônimo de Cooperação. Isso porque, em 19 de abril, o Sicoob Credivertentes lançou o Projeto Viola Viva, voltado ao ensino totalmente gratuito do instrumento para crianças e adolescentes de São Tiago.

Para celebrar esse marco Cooperativista e Cultural, Chico Lobo se apresentou para mais de 50 pessoas em pleno Largo do Forno, conhecido cartão-postal e ponto de encontro para a Festa do Café com Biscoito são-tiaguense. O violeiro, compositor e cantador, aliás, será professor na ação. Ao lado dele estarão o multi-instrumentista e cantor local, Altair Alexandre; além do também violeiro Guilherme Faria.

 

Propósito

O Viola Viva é uma das propostas implementadas pelo Sicoob Credivertentes através do Setor de Desenvolvimento Social – e se soma a outros projetos de responsabilidade Social, Ambiental, Memorialística e Profissionalizante da Cooperativa. “Estamos, na verdade, resgatando um patrimônio artístico. Afinal, a chegada da viola ao Brasil remete à vinda dos próprios portugueses para nossa terra. Ao mesmo tempo, esperamos fortalecer aptidões literárias, cênicas e musicais através de jovens talentos encantados por todo esse universo”, explica o presidente do Conselho de Administração na Cooperativa, João Pinto de Oliveira.

Algo semelhante comenta o violeiro Chico Lobo, expoente dessa arte que guiará os aprendizes. “Para mim, que completo 60 anos de vida e 40 de carreira, essa parceria tem um significado muito especial. É emocionante rever tantas raízes, inclusive as minhas, enquanto desenvolvemos Cidadania, valores de Amizade, Cultura e Pertencimento para novas gerações”, diz.

 

Dinâmica

O Projeto Viola Viva acontecerá semanalmente na sede do Instituto Tiago Apóstolo, em São Tiago. Na iniciativa-piloto, serão formadas três turmas com no máximo quatro alunos na faixa etária entre 10 e 15 anos. O ensino será totalmente gratuito.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário