Voltar a todos os posts

Frasistas por excelência

14 de Julho de 2016, por Regina Coelho

Muhammad Ali não foi apenas um dos maiores astros da história do esporte. Com as palavras, Ali desferia golpes tão potentes quanto os que saíam de seus punhos. Sem papas na língua, ele é dono de frases antológicas. Algumas delas. Acho que me contento em ser lembrado apenas como um grande campeão do boxe que se tornou pregador e paladino de seu povo. E nem me importaria se as pessoas esquecessem que eu era tão lindo. Flutuar como uma borboleta, mas picar como uma abelha (sobre se comportar no ringue). Quando se é tão grande como eu, é difícil ser humilde. No ringue existe um árbitro, mas na guerra é preciso matar, matar e matar. (maio-1967, durante manifestação contra a Guerra do Vietnã).

Início de governo é igual caminhão de porco. No começo, eles berram. Mas é só você jogar a primeira e o caminhão começar a andar que os porcos se ajeitam e ficam quietinhos. Não brigo, mas também não faço as pazes. Comício sem bêbado, menino e cachorro não é comício. Não tenho tempo nem de fazer novos amigos; quanto mais, inimigos. Essas frases pertencem ao repertório de ideias atribuídas a Hélio Garcia, ex-governador de Minas, falecido em junho deste ano. Assim como Muhammad Ali, também um frasista de peso.

Expressar com propriedade única pensamentos sobre a vida, política, sociedade, relacionamentos... é um talento que destaca certas pessoas. Selecionei quatro jornalistas (e escritores) e algumas de suas pérolas.

Todo jornalista decente é um urubu na sorte dos outros mortais. Ficamos esperando que as pessoas escorreguem numa casca de banana e batam com a cara no chão. Se tudo corre muito bem, para nós é muito mal. – Paulo Francis

O mineiro seria o cara que não dá passo em falso, é cauteloso. Em Minas Gerais não se diz cautela, se diz pré-cautela. Sou leitor atento da página fúnebre. Tem mais gente conhecida nossa do que a coluna social. O mineiro só é solidário no câncer.- Otto Lara Resende

Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar. A televisão matou a janela. Nada nos humilha mais do que a coragem alheia. O dinheiro compra tudo, até o amor verdadeiro. - Nélson Rodrigues

O cara só é sinceramente ateu quando está muito bem de saúde. Chato... Indivíduo que tem mais interesse em nós do que nós temos nele. Os nossos amigos poderão não saber muitas coisas, mas sabem sempre o que fariam em nosso lugar. Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim. - Millôr Fernandes

De Leo Jaime, cantor, ator, compositor, blogueiro..., pincei o seguinte: Tem gente que te segue (no Twitter) só pra te odiar de pertinho. Bom humor dá tesão. Barriga tanquinho é para os fracos! Eu tenho uma lavadora turbo automática com 12 programas!

Não poderia faltar nessa seleção pelo menos uma representante feminina. Da escritora Danuza Leão fui buscar estas considerações: O pior inimigo é o falso amigo. Não se preocupe com a moda, mas seja obsessiva com a elegância. Ah, o tempo! Só ele é capaz de dar a dimensão exata de nossos sentimentos, mas sempre depois. Aliás muito tempo depois.

Há também os frasistas anônimos espalhados por aí. É gente que tem a rapidez da boa resposta e a inteligência da melhor tirada como marcas pessoais, mesmo quando a situação não incita o riso. Nesse caso, aplica-se aquela velha conhecida máxima portuguesa segundo a qual o sujeito perde o amigo, mas não perde a piada. De qualquer forma, os especialistas em frases espirituosas sempre chamam a atenção pelo que fazem. E sabem disso.

Impossível não citar meu avô paterno, Antônio de Assis Coelho, que não conheci, e sua sempre lembrada presença de espírito. Certa feita, estando ele em seu estabelecimento comercial, ao examinar os ovos que o “Riqueza” lhe tentava vender, estranhou o aspecto deles. Ao receber a explicação do filho da Ana Cafuíta de que eram ovos da “Light América”, meu avô, bem ao estilo Tonico Chalé, retrucou: Só se for ovo da Light América do Buraco do Inferno. Isso é ovo de urubu.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário