Voltar a todos os posts

“Um sonho em construção”

01 de Marco de 2023, por Regina Coelho

Wania Lucia (assim mesmo, sem os acentos gráficos) Resende Pereira, 62 anos, aposentada pela prefeitura de Belo Horizonte, nasceu em São João del-Rei, onde estudou até o 7º ano do Primeiro Grau (atual Ensino Fundamental) na Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa. Ao se mudar para a capital mineira, concluiu seus primeiros estudos no Instituto Nossa Senhora de Pompeia e fez lá também o magistério.

Sua ligação com Resende Costa, lugar que frequentava desde a infância, vem de seus avós maternos, Maria José de Resende, a Sinhá, e Sérgio Alexandre de Mendonça, ambos nascidos na cidade, assim como seus bisavós. E Wania afirma ter muitos parentes por aqui, sem deixar de acrescentar que seu pouso quando para cá vinha era na casa da Nazinha (prima) e do senhor Adimar, sendo sempre tratada como filha e irmã.

Dizendo toda vida gostar muito de ler, no que foi estimulada pela mãe, Celina Resende Pereira, explica que tinha constantemente um livro ou uma revistinha por perto para fazer suas leituras. Já adulta, foi conhecer bem a profissão de bibliotecária na época em que estavam criando na prefeitura de BH o Arquivo da Cidade. E foi trabalhando com algumas profissionais do setor que teve seu interesse despertado pelo curso de Biblioteconomia, iniciado aos 40 anos na UFMG. Ainda no Arquivo da Cidade fez alguns cursos de conservação de documentos, pequenos reparos e encadernações. Depois atuou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (BH) numa biblioteca com proposta direcionada a temas ambientais – a Ecoteca. E lá participou também de algumas oficinas ligadas a essas temáticas.

Sobre a ideia de criação de um novo espaço de leitura para os resende-costenses, ela confessa o sonho que tinha inicialmente de se aposentar e se mudar para Resende Costa. E esclarece que, quando foi construir sua casa aqui, preparou um espaço de aproximadamente 64m² para montar uma biblioteca aberta ao público em geral, pois queria se manter ativa e tal iniciativa também lhe pareceu uma forma de retornar para a sociedade o benefício que teve de ter estudado numa instituição pública.

Projeto em curso, os objetivos dessa valorosa guardiã do conhecimento e da cultura, notadamente através do livro, envolvem, é claro, a disponibilização do seguinte acervo: livros, CDs, DVDs, brinquedos, enciclopédias, revistas, com muito material para pesquisa e leitura infantil; e a realização de atividades com temas ambientais e de oficinas de reparos e pequenas encadernações. Um sonho também, ainda distante, ela reconhece, é fazer uma biblioteca itinerante, levando parte desses bens culturais e atividades recreativas para os povoados do município.

Com um montante aproximado de pelo menos três mil itens num percentual que chega a 99% de doações realizadas por pessoas de seu relacionamento ou conhecidos dessas pessoas, Wania admite não ter ainda conseguido listar todos os livros. Já separados por assunto, porém, eles se dividem, entre outras abordagens, em obras de literatura brasileira, infantil, estrangeira, cultura geral, pedagogia, psicologia, direito, história, sociologia, física, artes, religião e dicionários diversos. Nas estantes dedicadas às coleções, destacam-se títulos como Tesouro da Juventude, Enciclopédia dos Museus, A fauna – vida e costumes dos animais selvagens, Maravilhas do Conto Universal e tantas outras.

Já recebendo várias visitas e emprestando livros a muitas crianças e a jovens, ela ressalta que ainda não está abrindo a biblioteca oficialmente, mas as pessoas interessadas em conhecer o espaço podem lhe enviar uma mensagem por WhatsApp (32) 99940-6745 com pedido de agendamento de uma visita.

Para a responsável por aquilo que chama lindamente de “um sonho em construção” e ao qual deu o nome de Biblioteca Adimar Resende (em agradecimento a todo carinho e apoio que sempre recebeu aqui na cidade da família do senhor Adimar), há muita coisa ainda por fazer e uma esperança de conseguir completar o sonho. Que assim seja!

Wania, Resende Costa agradece a você o belo presente.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário