Voltar a todos os posts

TEOLOGIA DA EDUCAÇÃO SALESIANA

23 de Agosto de 2023, por João Bosco Teixeira

Deus vai criando sempre, sem parar. Fazendo tudo bem, conforme o Gênesis. Se Deus deixar de criar, deixa de ser Deus. Se criar mal, deixa de ser Deus também. E Deus viu que tudo era bom. O homem e a mulher não viram direito e o mal apareceu.

Deus criou o homem e a mulher para continuarem a sua criação. O homem e a mulher criam juntos com Deus. Se não fossem o homem e a mulher, o mundo poderia ficar na mesma. Na mesmice até.

Cada homem e cada mulher dão a sua contribuição para essa criação contínua, conforme sua gênese, condições históricas e seu próprio esforço. Coisas difíceis de se medir e de se calcular. Só Deus sabe. Por isso, só Ele pode julgar.

Quando a gente colabora com Deus no crescimento de sua criação, a gente é GRAÇA. Quando a gente atrapalha Deus, a gente é DES-GRAÇA. Tem vez que essa desgraça é também pecado.

Como a des-graça atrapalha a criação, o homem e a mulher sentem necessidade de dar um jeito na criação atrapalhada. Então, ajudam Deus a consertar o mal feito. Sempre aparece alguém para consertar o que outros estragaram.

Dom Bosco foi uma dessas pessoas. Percebeu que havia muita coisa errada naquela lindeza de criação que é a juventude. Não podia ser que gente tão jovem e cheia de vida ficasse mofando nas cadeias e bagunçando as ruas. Pôs-se ao lado de Deus para consertar isso.

Ele entrou na de Deus e Deus entrou na dele. Aí Deus se encheu de um amor tão grande por ele que encheu de jovens sua cabeça, seu coração, sua vida inteirinha. Aí Deus fez Dom Bosco virar GRAÇA para seus jovens. Deus fez muito mais: sugeriu a Dom Bosco fundar uma congregação-família só para os jovens. Uma congregação religiosa que fosse GRAÇA para os jovens em DES-GRAÇA.

Você, que trabalha numa obra salesiana, é uma GRAÇA para os jovens. Graça em forma de presença, amiga e acolhedora. Você não é um funcionário dos salesianos. Você é GRAÇA em forma de educador.

Graça não é um pacote que Deus distribui para nós, de vez em quando. É, antes, o próprio Deus em nós e conosco. O espaço salesiano é onde Deus toma a forma de adolescente levado, de jovem excluído, de educador dedicado. É Ele a alegria do pátio, o empenho do curso, a dedicação à ciência. Deus está em tudo. Tudo é GRAÇA.

Sua presença de educador na comunidade é GRAÇA!

Sua ausência, DES-GRAÇA!

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário