Voltar a todos os posts

É verão - férias, viagens etc. E a saúde?

10 de Janeiro de 2011, por Luiz Antônio Pinto

Existem problemas de saúde que se manifestam de acordo com as diversas estações do ano como, por exemplo, as gripes no inverno, entre outras. São as chamadas doenças sazonais. O clima do planeta está muito mudado atualmente, todos sabemos - e por isso, não temos mais uma divisão tão perfeita das doenças em "sazonais".  Mas algumas ainda acontecem mais ou menos assim.

Quando falamos de verão, queremos abordar um pouco mais do que simplesmente as "doenças dessa estação". É época de viagens, cachoeiras, churrascos, bebedeiras, alimentação irregular,  vida sem compromissos etc. Assim, decorrente disso tudo, alguns cuidados são necessários, para que atravessemos o verão sem maiores problemas para nossa saúde.

Primeiro, podemos falar, sim, de  doença sazonal comum no verão: as diarréias. Adultos, crianças - principalmente estas -  estamos propensos a termos viroses que se manifestam com vômitos, diarréia, dores na barriga, desidratação, febre etc. O calor e a ingestão inadequada de alimentos favorecem  esses vírus. Assim, é importante tomarmos sempre muitos líquidos,  conferirmos a origem daquilo que comemos,  verificarmos as condições de higiene do estabelecimento onde comemos, entre outras coisas. Ainda assim, se a diarréia nos pegar,  procurarmos o cuidado médico adequado, o mais precocemente possível.

Os pais que levarem as crianças na viagem deverão hidratá-las sempre e dar-lhes alimentação sem exageros, mais leves, entre outros cuidados. Deverão evitar expô-las demais ao sol de qualquer horário - a pele da criança é mais sensível.

Falando em viagens, sempre importante lembrar-se de carregarmos alguns medicamentos para dor, vômitos, febre, soro oral etc. Levar algum povidine para curativos, band aids, faixas, gases, entre outros. Nunca sabemos se teremos algum acidente, mesmo que seja o mais leve. Carregar uma bolsa térmica para compressas poderá ajudar muito.

Não aventurarmos em águas - rios, cachoeiras ou mar - elas são sempre mais poderosas que nós. São uma força da natureza e devemos temer sempre as águas. Respeitar o mar, o rio, não sujá-los, protegê-los, para que eles estejam sempre disponíveis para nós. Neste ponto é sempre bom lembrar que álcool não combina com água.  Aliás, o excesso de álcool não combina com nada.

Sol, calor, "pegar um bronze" - cuidado para não usar bronzeadores caseiros, de figo, por exemplo, e pegar uma bruta de uma queimadura. Bronzeador, somente os comercializados.  Cuidado com o sol -  evitá-lo de 10 às 16 horas. Quando for se expor a ele, usar também filtros solares, protetores etc. Assim, prevenimos o câncer de pele. Se já tivermos alguma lesão de pele, convém procurar o médico antes de se aventurar pelos raios solares.

Roupas e calçados adequados para viagens - roupas leves e claras evitam perda excessiva de líquidos e calçados adequados evitam acidentes, ferimentos, picadas de insetos e outros.

Alimentação - todo mundo gosta de um churrasco, um peixinho frito e outros alimentos típicos do verão. Também aqui é preciso cuidado - desde a origem e conservação dos alimentos até o cuidado no consumo - comer moderadamente, sem exageros. Carregar sempre algum digestivo ou medicamento para estômago: sal de frutas eno, ranitidina, buscopam etc.

Dentre as muitas observações necessárias, neste momento eu me lembrei apenas dessas. Porém uma, mais importante que todas as anteriores, não poderia ficar de fora: JUIZO  ao volante dos carros, durante as férias e sempre. Acidente  tira vidas, destrói famílias. Vamos curtir o verão.... COM SAÚDE.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário