Voltar a todos os posts

Aves no Parque da Capoeira

14 de Julho de 2016, por Instituto Rio Santo Antônio

O Brasil é considerado o continente das aves, contando com mais da metade das espécies que ocorrem na América do Sul. Segundo a Lista das Aves do Brasil, elaborado pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos – CBRO, atualmente há no país 1.822 espécies. Em Minas Gerais são encontradas cerca de 785. Embora a diversidade seja alta no Estado, cerca de 106 espécies já estão sob algum tipo de ameaça de extinção. Desse total, 83 estão incluídas na lista estadual de espécies ameaçadas, elaborada pela Fundação Biodiversitas.

A avifauna de uma região é considerada um importante indicador das condições ambientais, pois ao sinal de qualquer alteração ambiental as aves tendem a abandonar o local. Dessa forma, a redução da cobertura florestal, especialmente da Mata Atlântica, vem trazendo consequências negativas para a avifauna, empobrecendo-a consideravelmente.

Em Minas, o Atlas para Conservação da Biodiversidade foi uma iniciativa do Estado visando ao planejamento regional para a conservação da biodiversidade. A leste e a nordeste do município de Resende Costa constam duas áreas prioritárias sobrepostas: uma para conservação, grupo temático biológico aves, e outra para investigação científica (das aves). A primeira área está identificada no Atlas pelo nº 100 - Lagoa Dourada, sendo de importância biológica potencial. Ela envolve terras de outros municípios vizinhos, como Coronel Xavier Chaves, Entre Rios de Minas e Lagoa Dourada. Destaca-se que essa área coincide aproximadamente com a Serra das Vertentes, local que concentra o maior remanescente florestal nativo de Mata Atlântica da região. As áreas para investigação científica indicam lugares de provável importância biológica onde ainda não há levantamentos biológicos ou os estudos são incipientes.

Ao longo de 2015, Marcos Lima (http://www.wikiaves.com.br/perfil_marcoslima) realizou visitas ao Parque Municipal Capoeira Nossa Senhora da Penha e em seu entorno para identificação de aves. O processo é feito através da observação direta, da vocalização (reprodução do canto dos pássaros) e de entrevistas. Foram encontradas 57 espécies de aves pertencentes a 29 famílias e a 8 ordens, com base na lista do CBRO. As famílias com mais representantes foram: Thraupidae (N=09), seguida por Turdidae (N=4), Columbidae (N=4) e Rynchocyclidae (N=4). Todas as espécies são comuns em áreas de mata, ou bordas de mata, o que interfere no comportamento alimentar. Assim, das 57 espécies, 24 são onívoras, 24 insetívoras, 6 herbívoras e 1 carnívora.

Eis os nomes populares dos pássaros: Beija-flor tesoura, Beija-flor de peito azul, Besourinho do bico vermelho, Tucanuçu, Picapauzinho anão, pica-pau anão barrado, Choca da mata, Choquinha lisa, Papa taoca do sul, Arapaçu verde, Risadinha, Piolhinho, Bem-te-vi, Neinei, Bentevizinho de penacho vermelho, Enferrujado, Sabiá poca, Sabiá laranjeira, Sabiá barranco, Sabiá ferreiro, Cambacica, Sanhaçu cinzento, Sanhaçu do coqueiro, Tiê preto, Saíra amarela, Saí-azul, Saíra ferrugem, Saí-andorinha, Saíra douradinha, Fim-fim, Tangarazinho, Tangará, Tico-tico de bico amarelo, Bico virado carijó, Abre asas de cabeça cinza, Cabeçudo, Bico chato de orelha preta, Estalador, Teque-teque, Tororó, Tachuri campainha, Pula-pula, Pula-pula assobiador, Canário do mato, Vite-vite de olho cinza, Japu, Pi puí, João tenenem, Jacuaçu, Caracará, Rolinha roxa, Pombão, Juriti pupu, Fogo apagou, Alma de gato e Periquitão maracanã.

Cabe registrar que, no município de Resende Costa, foram registradas cinco espécies ameaçadas de extinção, segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. Na categoria vulnerável: Caminheiro grande, Papa mosca do campo e Tico-tico de máscara negra. E na categoria em perigo: Águia cinzenta e Macuquinho da várzea.

Várias pesquisas revelam que existem locais em Minas necessitando de programas de conservação ambiental por ocorrerem espécies endêmicas, raras, migratórias, ameaçadas de extinção e/ou por já apresentarem redução da avifauna original. Assim, estando contiguo à Serra das Vertentes, o Parque da Capoeira merece a garantia de sua preservação.

Marcos Alexandre Lima e Adriano Valério Resende

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário