Projeto SADA Vôlei chega a Resende Costa oferecendo aulas para 200 crianças


Educação

Vanuza Resende0

Pais de alunos com representantes do Sada no Salão Lilia Lara para conversarem sobre detalhes do projeto (foto Prefeitura Municipal)

O Projeto SADA Vôlei já é realidade em Resende Costa. Com o objetivo de atender 200 alunos, distribuídos em turmas de 20 cada uma, o projeto tem como foco crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos.

As aulas são ministradas na Quadra da Escola Municipal Conjurados e os professores encarregados são os mesmos que já fazem parte do projeto “Pró Vôlei” na cidade, como explica Vivian Daher, chefe da Divisão de Esporte e Lazer da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer: “Gláucio, Lucivânia, Mariana, Alisson e Diego. Todos já ligados ao esporte e que passaram por uma semana de treinamento com a equipe oficial do SADA, na sede do clube em Contagem”.

O sucesso do projeto foi tão rápido que todas as 200 vagas foram preenchidas em tempo recorde. No entanto, aqueles que não conseguiram se inscrever a tempo ainda têm a oportunidade de entrar em uma lista de reserva, caso novas vagas sejam abertas. “Este é um projeto de visão, pioneiro e que tem tudo para dar certo. Tem como objetivo maior não uma ‘peneira’ de futuros atletas profissionais, mas sim a questão social de trazer os jovens para o mundo do esporte”, explica Vivian.

O objetivo do projeto é reforçado por Antônio Carlos Marques Mota, conhecido como Kaká, Coordenador do Projeto SADA Vôlei. “Do ponto de vista técnico, temos vários alunos e alunas indicados para clubes de Belo Horizonte e outros estados. Mas o maior ganho está no aspecto social, no qual estamos proporcionando perspectivas de crescimento a centenas de jovens no que se refere à cidadania”, destaca.

O prefeito em exercício, Lucas Paulo, também comentou sobre a iniciativa, destacando que o projeto vai muito além do esporte, proporcionando lazer, qualidade de vida e uma causa social para as crianças e jovens do município. “A prefeitura contou com a parceria de pessoas da sociedade civil. Uma turma já envolvida com o vôlei da cidade abraçou junto com a prefeitura o projeto. Somente devido a essa união ele deu certo. O projeto conta com um investimento municipal no valor de 51 mil reais por ano. As aulas, além de tirar nossas crianças e jovens das ruas, da frente de celulares e da TV, vão ajudar na interação com o próximo, na qualidade de vida, gerando mais saúde. Além disso, vão melhorar na disciplina, transformando-se, crianças e adolescentes, em grandes homens e mulheres da nossa sociedade”, destaca Lucas.

 

Resende Costa é pioneira entre os municípios do interior

Resende Costa é o nono município a implantar o projeto, que atende, em sua maioria, cidades maiores. Lucas fala sobre a oportunidade de receber o projeto. “Quero ressaltar a importância da marca SADA em Resende Costa. Nenhuma cidade do porte do nosso município implantou esse projeto ainda o que mostra o tamanho desse passo. SADA vôlei é hoje o maior time do Brasil e um dos maiores do mundo. Portanto, ter essa marca em Resende Costa vai ajudar muito a manter esse projeto de pé e com possibilidades de melhorar a cada ano”, pontua.

O Coordenador do Projeto SADA Vôlei ressaltou também a iniciativa ter chegado a Resende Costa. “É necessário cumprimentar a gestão do município pelo esforço desenvolvido para trazer o Projeto SADA Vôlei até Resende Costa. A preocupação da administração municipal em implantar uma política pública de esportes e lazer na cidade é claramente percebida. Não faltou apoio aos professores nem à nossa coordenação. Estamos felizes pelo nosso projeto estar em Resende Costa. Muitos frutos serão colhidos. Com a chegada do Projeto SADA Vôlei, Resende Costa dá um passo importante em direção ao desenvolvimento esportivo e social de sua juventude. Com o compromisso de envolver a comunidade e oferecer oportunidades para os jovens, o projeto promete colher muitos frutos positivos nos próximos anos. A cidade espera ansiosamente as transformações que essa iniciativa pioneira pode trazer para seus habitantes”, destaca.

Vivian agradeceu aos envolvidos no projeto e deixou uma mensagem àqueles que estão com a oportunidade de praticar esporte de forma gratuita. “Quero aproveitar o espaço e agradecer a todos que nos ajudam a fazer esse projeto virar realidade, principalmente aos professores, que estão dedicando horas de seus dias aos jovens em um serviço totalmente voluntário. Agradeço a toda a parte administrativa da Prefeitura, que faz a roda girar e dar andamento ao plano burocrático que é necessário no serviço público. E, por fim e não menos importante, agradeço também aos pais, que nos confiam seus filhos para fazer esse sonho realidade. Que vocês, jovens, saibam dar valor a essa ação e tirem o máximo de proveito de tudo o que está sendo oferecido a vocês. Ah, se na minha época, em que tanto joguei e amei o voleibol, houvesse um projeto dessa grandiosidade e importância... Aproveitem!”

 

O projeto

De acordo com Kaká, o projeto surgiu inicialmente de uma parceria entre a Associação Social e Esportiva SADA e o SESI MG, com o objetivo de proporcionar a crianças e jovens a oportunidade do aprendizado dos fundamentos do voleibol de forma sistematizada e de intercâmbio social.

Atualmente, além de Resende Costa, os municípios de Contagem, Sete Lagoas, Barão de Cocais, Vespasiano, Ribeirão das Neves, Ibirité, Paracatu e São João del-Rei também fazem parte do projeto.

O Coordenador exalta os resultados já alcançados com o projeto. “Em todos os municípios, o número máximo permitido de alunos (200) é alcançado e as mudanças positivas – tanto no aspecto técnico do aprendizado quanto na melhora do comportamento dos alunos – são facilmente identificadas. Mais de 5 mil crianças e jovens já foram atendidos pelo projeto”. 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário