ALFAUNIPAC chega a Resende Costa oferecendo oportunidade de ensino superior

Prefeitura Municipal ofertou 100 bolsas de estudos divididas em dois cursos de graduação


Educação

Vanuza Resende0

Autoridades municipais e representantes da AlfaUnipac em Resende Costa

Resende Costa agora conta com uma faculdade de ensino, a AlfaUnipac. Com o início das aulas no segundo semestre de 2023, a Secretaria de Assistência Social ofereceu 100 bolsas de estudo exclusivas para os moradores de Resende Costa, sendo 50 bolsas para o curso de Pedagogia e outras 50 para Administração. As aulas são ministradas no formato semipresencial.

A Faculdade AlfaUnipac atua no mercado há mais de seis anos e oferece cursos na modalidade presencial (Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia e Gestão Pública) e EaD (Educação a Distância – Administração e Pedagogia), reconhecidos e autorizados pelo MEC.

O prefeito municipal em exercício, Lucas Paulo, falou sobre a iniciativa. “A ideia partiu, e eu tenho que dar um mérito aqui também, do vereador Coló. Ele viu em algumas cidades por onde viajava faculdades que mantinham parceria com o poder público, tendo um resultado muito positivo. Começamos a viajar para conhecer essas faculdades e vimos que a ideia era muito boa. Pensamos, então, em fazer um trabalho com as duas secretarias, tanto a de Assistência Social, através da qual poderíamos dar oportunidades àqueles que não tiveram condições de terminar seu curso superior, e também a de Educação. É de interesse do nosso município formarmos nossos jovens, adultos, crianças com qualidade. Escrevemos um projeto, a fim de obtermos o credenciamento de uma faculdade que tivesse interesse de vir para a Resende Costa. Assim, tivemos a instituição interessada em vir para o nosso munícipio”.

A Tutora Pedagógica da AlfaUnipac em Resende Costa, Edinamar Solange da Silva Gomes, fala sobre como veio o convite do poder público para ela exercer o trabalho de tutora em Pedagogia. “O contato foi através do prefeito em exercício, Lucas Paulo, e do vereador Coló para que eu assumisse o cargo de Tutora Pedagógica da Faculdade Alfaunipac. A princípio, relutei em aceitar, pois fiquei, ao mesmo tempo, muito surpresa e feliz. No entanto, pensei se seria capaz de assumir um cargo de tamanha importância. Para mim está sendo uma experiência inexplicável, pois nunca pensei em estar atuando em uma faculdade e, mais ainda, em nossa cidade”, conta.

Edinamar explica sobre a metodologia de ensino da instituição. “A AlfaUnipac vem desenvolvendo um trabalho pedagógico junto aos cursos ministrados, visando ao crescimento do aluno, tendo como meta a construção do conhecimento acadêmico/conteudista. A instituição também prioriza a vivência prática a partir do desenvolvimento e aplicabilidades de metodologias ativas que têm como principal objetivo ter o aluno como protagonista do seu processo de ensino/aprendizado. E para a aplicabilidade dessa proposta, a faculdade desenvolve um trabalho de vivência profissional, no qual o aluno tem a oportunidade de, em tempo real, fazer a interação da teoria com a prática através dos encontros presenciais nos polos e com o auxílio do tutor presencial responsável de cada curso. Enfim, o curso se resume em metodologias ativas, sendo o mesmo modular e desenvolvido a partir de 48 disciplinas, distribuídas em oito ciclos”, detalha.

 

100 bolsas de ensino

Para concorrer a uma das 100 bolsas, a Assistência Social definiu critérios, como: ter cadastro único (CadÚnico) atualizado; morar em Resende Costa; ter concluído o ensino médio e não possuir diploma de curso superior. Além disso, foi aceito, no máximo, dois participantes por família.

Lucas Paulo destacou o valor do investimento por parte do poder público. “300 reais por aluno/mês. O investimento gira em torno de 360 mil reais por ano. Também tivemos uma boa notícia: conseguimos parceiros e deputados que gostaram do projeto e têm enviado recurso livre para que possamos colocar no programa, e assim não usarmos recurso público municipal. É, sem dúvida, uma grande conquista para a nossa cidade”.

 

Potencial de crescimento

Para além dos dois cursos, Lucas acredita no potencial de crescimento da faculdade em Resende Costa. “O início foi muito positivo, tivemos uma repercussão muito boa na cidade. E já existe o interesse, tanto da faculdade quanto de pessoas da cidade, de trazer outros cursos para o município. Acreditamos que a Faculdade AlfaUnipac veio para ficar, e muito provavelmente teremos outros cursos também funcionando”, planeja.

Edinamar também avalia como positivo o início do curso. “Tenho muito orgulho em dizer ‘sou Professora’. Essa oportunidade de fazer o curso superior significa muito para os alunos que nele ingressaram, pois será uma dose constante de energia e de sonhos que muitas vezes não tiveram como ser realizados. Será uma nova página na vida de cada um, onde os capítulos serão escritos e assinados por eles mesmos. Os primeiros momentos têm sido de uma troca de experiências e conhecimentos, tanto por parte dos alunos quanto de minha parte. Estamos interagindo aos poucos com muito respeito e alegria. Vejo nos olhos de cada um o entusiasmo de aprender a ensinar e ensinar a aprender”, descreve a educadora.

Conceição Aparecida de Resende Assis é uma das alunas de Pedagogia e falou sobre a oportunidade. “Ter um polo de uma faculdade em Resende Costa é uma conquista muito grande e eu, como aluna da Pedagogia, digo que está sendo uma experiência única para mim, pois consigo conciliar minha vida com os estudos. Estamos aprendendo a ler o mundo para transformá-lo… Meu muito obrigada a todos os envolvidos, em especial à nossa tutora Edinamar!”

Para a aluna Juliana Aparecida Ribeiro, a faculdade em Resende Costa é sinônimo de oportunidade. “O curso está sendo ótimo. Após 17 anos fora da sala de aula, ter a oportunidade de voltar está sendo incrível. Nossa tutora Edinamar é ótima, divertida e sabe explicar bem. Estou amando nossas aulas. Agradeço à Prefeitura por nos ter dado essa oportunidade de podermos estar realizando um sonho de fazer uma faculdade”.

Edinamar finaliza incentivando os alunos a terem perseverança nos estudos. “Nunca imaginei que essa realidade chegaria à minha vida. Cada um de vocês marcará definitivamente a minha história. Serão momentos vividos por nós que certamente nos farão crescer tanto profissional como, sobretudo, pessoalmente. Que o sucesso venha para cada um de vocês e a felicidade seja o combustível assíduo, assim como foi para mim quando entrei pela primeira vez em nossa sala de aula. Parabém a todos os alunos pela coragem de um novo recomeço”.

Lucas conclui, destacando mais um investimento do poder público na Educação. “Quero falar, mais uma vez, do compromisso da nossa administração com a Educação. Pensamos muito e sabemos que, para termos um país melhor, precisamos investir em Educação. E realmente temos feito isso. Tanto para as nossas crianças, jovens e agora também para aqueles que são adultos e não tiveram a oportunidade de fazer um curso superior”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário