Em comemoração ao primeiro ano do Caminhos de São Tiago, Circuito Trilha dos Inconfidentes realiza entrega de Comendas

Resende Costa faz parte de uma das rotas turísticas mais completas do estado


Cidades

Vanuza Resende0

Gestores e representantes de municípios agraciados com a Comenda Caminhos de São Tiago (foto Vanuza Resende - Trilha dos Inconfidentes)

No último dia 25 de julho, a rota turística Caminhos de São Tiago completou um ano de inauguração. A rota é considerada uma das mais completas de Minas Gerais. Ao longo dos últimos 365 dias, o trajeto composto em 80% por paisagens rurais recebeu centenas de pessoas que percorreram o caminho a pé, de bicicleta, moto, veículos 4x4, ou a cavalo. Um dos diferenciais da rota é que ela pode ser feita tanto em sua totalidade, saindo de Ouro Branco e chegando a São Tiago, ou por trechos que ligam as cidades.

Em comemoração ao primeiro ano da rota, no dia 25 de julho, no Forno da Praça, em São Tiago, o Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes realizou a entrega de Comendas para pessoas que se destacaram pelo envolvimento com o projeto. O caminhante Antônio Rômulo Júnior recebeu a Comenda por ter percorrido todo o caminho em março deste ano, gravando uma websérie sobre a rota. José Carlos Gomes Tarol, um dos precursores do Caminhos de São Tiago e que percorreu a rota em diferentes modalidades, também recebeu a homenagem. Assim como o motociclista Mauro Cerqueira Assumpção, embaixador da Estrada Real, homenageado por sua representação no mototurismo.

Os prefeitos dos seis municípios que integram o circuito Trilha dos Inconfidentes e que fazem parte do Caminhos de São Tiago também foram homenageados com a Comenda. José Walter de Andrade, prefeito de Entre Rios de Minas, representado por Felipe Resende, Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo; o prefeito de Lagoa Dourada, Ronald Pereira Dutra; o prefeito em exercício de Resende Costa, Lucas Paulo de Assis Vale, foi representado pelo Secretário Municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, André Eustáquio Melo de Oliveira. Foram homenageados também: Fúvio Olímpio de Oliveira Pinto, prefeito de Coronel Xavier Chaves; Higino Zacarias, prefeito de Ritápolis e presidente do Circuito Trilha dos Inconfidentes; Alexandre Nonato Almeida Vivas, prefeito de São Tiago. Marcus Januário, Gestor do Circuito Trilha dos Inconfidentes, também foi agraciado com a Comenda Caminhos de São Tiago.

Em sua fala, Higino Zacarias destacou a importância da rota Caminhos de São Tiago para o turismo regional. “O turismo que vem sendo impulsionado pela rota Caminhos de São Tiago está sendo fundamental para a economia local das cidades. Temos muito a crescer e continuar explorando todo o potencial de uma das maiores rotas turísticas do estado”.

 

Caminhos de São Tiago

Inspirado no percurso Caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha, o roteiro, que parte do município de Ouro Branco com destino a São Tiago, vem atraindo turistas de todas as regiões do país. Esse movimento fomenta o comércio local e valoriza a cultura e a história das cidades que fazem parte da rota.

Assim como na Europa do século IX, os peregrinos que passaram pela região ficaram conhecidos como tropeiros e inconfidentes. O Brasil de 1700 chamou a atenção de aventureiros que desejavam encontrar as riquezas que se escondiam na terra. Neste sentido, o Caminhos de São Tiago tem a proposta de levar os turistas para uma volta no tempo. O Caminho vem sendo feito como o turista mais se identifica: a pé, de bicicleta, a cavalo, veículo 4x4 ou moto. Grupos de ciclistas e caminhantes são os que mais percorrem o Caminho.

Passando pelos municípios de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago, os trechos foram pensados para atender à diversidade de estratégias que o turista pode utilizar para fazer a rota. Com cerca de 270 quilômetros, o roteiro faz parte da parceria das Instâncias de Governança do Turismo no Estado, através das IGRs: Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas, abrangendo mais de 500.000 pessoas no total.

A sinalização dos trajetos conta com 360 totens personalizados com a logo do projeto e setas indicativas, além de 90 placas em perímetro urbano. Assim como no roteiro da Espanha, os desbravadores do Caminhos de São Tiago recebem um passaporte que pode ser retirado e carimbado nos municípios integrantes do percurso. Em Resende Costa, o passaporte pode ser retirado no CAT (Centro de Atendimento ao Turista).

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário