EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: Ponte entre Tiradentes e Santa Rita de Sapucaí começa a dar frutos


Educação

José Venâncio de Resende0

Atividades do projeto (fotos cedidas por Ralph Justino).

Em 2018, o Instituto Vertentes (IV) mediou um acordo entre as prefeituras de Tiradentes e Santa Rita do Sapucaí, para estimular uma troca de experiências entre as duas cidades nas áreas de turismo e tecnologia/educação. No caso de Tiradentes, o propósito é melhorar a qualidade da educação pública e incentivar os alunos a mergulhar no mundo da tecnologia, explica o empresário Ralph Justino, idealizador do projeto. “Acreditamos em ações inclusivas e inovadoras envolvendo educadores, famílias e estudantes de diversas idades”, resume o Facebook do IV

Uma das primeiras iniciativas foi o projeto “Vertente na Escola”, destinado ao ensino infantil da Escola Municipal Padre Lourival. Duas vezes por semana (terças e quintas), na parte da tarde (11:30 às 16h), são realizadas oficinas para estimular a criatividade das crianças em fazer projetos e desenvolver habilidades. Durante a pandemia, foi criado o “Vertente em Casa”, com a entrega na residência de material reciclável para estimular os trabalhos criativos (desenhos, esculturas etc.). “Nesse período, tivemos que ensinar os pais a usarem a plataforma Zoom, uma grande novidade naquele momento e que proporcionou a troca de experiências entre os alunos que estavam confinados em suas casas.” 

Um terceiro projeto é o “Xadrez & jogos de outros tabuleiros”, para alunos de 10 a 12 anos, implantado em 2021, com encontros semanais (quintas e sábados) para aulas de xadrez e tabuleiros diversos e jogos eletrônicos no salão da Associação dos Moradores da Várzea de Baixo (AMOVAB). O objetivo é desenvolver habilidades de raciocínio lógico/matemático e estimular a memória, além de aprender a lidar com tomadas de decisão. Dessa forma, o brincar mistura-se com a realidade, permitindo o aprendizado de forma lúdica de temas como conhecimentos gerais, estratégia, imaginação e educação financeira. Para isso, foi recuperado um galpão e regularizada a situação estatutária da associação.

É assim que começam a surgir os talentos, entusiasma-se Ralph. Tanto que, “em 2022, começamos um projeto com meninos e meninas de 14 a 20 anos, que estavam trocando a escola por um emprego no comércio para receber salários baixos”. Trata-se do treinamento em programação (linguagem JavaScript usada principalmente no ambiente web) de oito jovens da Escola Estadual Basílio da Gama. A partir de uma convocação, apareceram 40 interessados. Desse número, 20 alunos integraram o primeiro grupo de whatsapp e 12 começaram a participar do treinamento, restando os oito atuais. O professor desses jovens é Pedro Costa, estagiário na startup Doinbook.com (criada por Mariano Câmara e na qual Ralph tem participação societária), que faz gestão para empresas de eventos. A expectativa de Ralph é que haja possibilidade de conseguir trabalho a distância para este grupo.

Uma das principais virtudes do acordo intermunicipal foi o de ser um facilitador, no sentido de ampliar a rede de parceiros e colaboradores, explica Ralph que já foi prefeito de Tiradentes. Ralph cita como exemplo a interlocução com um grupo de programadores de Santa Rita do Sapucaí – conhecida como O Vale da Eletrônica” -, assim como novos contatos com empreendedores da área de tecnologia, principalmente de startups. Um deles é o empresário paulista Carlos Nogueira, que montou uma startup justamente para resolver o gargalo no mercado de trabalho de programadores. 

Sobre o Instituto Vertentes 

O Instituto Vertentes, organização sem fins lucrativos, desenvolve e implementa projetos de educação com impacto social em Tiradentes. Desde 2018, promove ações transformadoras e atividades para a rede de estudantes, familiares e educadores da cidade, com a articulação da sociedade civil, academia e setor público. As principais ações do instituto são as oficinas socioeducativas e os projetos focados no ensino integral na rede pública de ensino. Já atendeu a mais de 150 alunos de Tiradentes com dezenas de aulas práticas em oficinas gratuitas. São cursos com diferentes propostas como programação, história em quadrinhos, karatê, robótica e xadrez. 

“Desde o início, o Instituto Vertentes vem construindo fortes parcerias no setor educacional da região”, segundo mensagem na sua página na internet. Entre os parceiros do instituto, constam a Escola Municipal Padre Lourival, Escola Estadual Basílio da Gama, Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ (CyRoS), Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Instituto Pindorama, Secretaria de Educação de Tiradentes, Forno Harmônico, Plano B, Mia Confeitaria, Fórum do Amanhã, SICOOB e AMOVAB.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário