Evolução através da alimentação


O leitor é o Autor

Rômulo S. O. Costa*0

A nossa alimentação vem sofrendo severas mutações desde a pré-história até a época atual. Podemos destacar que até a descoberta do fogo era muito difícil preparar alimentos em condições ideais de serem ingeridos. Porém, com os artifícios que possuíam naquela época, nossos ancestrais conseguiram descobri-lo e ajudaram a sociedade a evoluir de forma mais rápida, através do manejo correto dos alimentos, contribuindo, assim, para técnicas de cozimento e cocção praticadas atualmente. Porém as facilidades também vieram, acompanhadas de prejuízos: a facilidade no preparo dos alimentos fez com que produtos in natura fossem modificados e se transformassem em alimentos que o nosso corpo, de certa forma, não está acostumado a digerir bem, como, por exemplo, os alimentos processados, a fritura etc. Toda essa modificação no consumo alimentar aliada ao sedentarismo leva ao aumento da taxa de obesidade no mundo, servindo como porta de entrada para diversas doenças comprometedoras à nossa existência humana.

A dieta, ou seja, o estilo de vida, das populações primatas era totalmente diferente do que praticamos hoje. Atualmente ficou muito mais prático comermos “qualquer coisa” por aí, em qualquer esquina, o que resulta em dietas hipercalóricas. Os nossos ancestrais se mantinham, basicamente, de carnes, frutas, grãos, nozes, tubérculos, tais como batata e mandioca. Em contraponto, o homem moderno, que em seu cotidiano consome alimentos muito concentrados, contendo alta quantidade de açúcar, gordura e farinha refinada, está se locomovendo cada vez menos, situação que não ocorria quando nossos ancestrais tinham de sair à caça em busca do próprio alimento, para, assim suprir as suas necessidades alimentares básicas.

Desde os primórdios, presenciamos uma constante evolução adaptativa do homem no tempo. Atividades que antes eram exercidas de modo braçal, hoje são substituídas por máquinas sofisticadas, que, ao passar dos anos, se tornaram indispensáveis na sociedade, haja vista o contexto atual da globalização, em que há uma demanda cada vez maior por produção em massa, que se não for cumprida, afetará o crescimento econômico de uma sociedade.

A mudança dos hábitos alimentares afetou diretamente nossas escolhas, pois, a distância homem-alimento está ficando cada vez maior, constituindo-se num grande problema, que é a constante dependência de produtos industrializados. Estes produtos contêm quantidades cada vez maiores de substâncias de que nossos ancestrais, obviamente, sequer tinham conhecimento. Grande parte dessas substâncias, é preciso destacar, é maléfica e compromete o bom funcionamento do corpo humano.

O nosso corpo age como uma máquina inteligente que respondeu a toda essa transição ocorrida. Esta máquina entende que devemos sempre estocar energia para uma possível falta de alimento. Com isso, a mesma evolução que trouxe benefícios, também veio acompanhada por um aumento expressivo de doenças relacionadas à falta de atividade física e a má alimentação, tais como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças coronarianas, entre outras. Este fato é resultado de uma alimentação cada vez mais descontrolada, composta por pratos cada vez mais modificados, ricos em açúcares e gorduras aliado a uma vida cada vez mais sedentária.

Nós temos a capacidade de escolha. E essa nossa capacidade vai determinar a posição que ocuparemos mais adiante, seja qual for a área da nossa vida. E isso poderia ser diferente no que diz respeito ao alimento que comemos no dia-a-dia. Hoje, é notório que se perceba uma preocupação, dos órgãos públicos, sociedade e a mídia, com uma boa alimentação e práticas de atividades físicas diárias. Entretanto, as pessoas querem conquistar o corpo e a saúde dos sonhos, mas não procuram informações sobre a credibilidade e o assunto e, com isso, não conseguem manter uma frequência diária de atividades físicas, seja por falta de interesse, falta de tempo e até mesmo por falta de recursos financeiros para procurar um especialista na área. Muito pelo contrário, gostam de copiar sempre as dietas da moda, seja da blogueira que viu na TV ou da modelo do cartaz e ainda confiam em métodos de emagrecimento milagrosos, como vemos anunciados na mídia a todo instante.

Os nossos resultados serão reflexos do que fazemos no dia a dia. Se você, leitor, deseja obter resultados visando a melhora da saúde, sinto lhe informar que não existe fórmula mágica para que as mudanças ocorram. O que existe é a junção de uma alimentação balanceada, dentro de suas necessidades básicas e a prática constante de atividades físicas. Mas, acima de tudo, lembre-se sempre de procurar um profissional capacitado para lhe auxiliar quanto às suas metas.

 

P.S.: Gostaria de esclarecer que, ao longo de muito tempo, venho pensando em como poderia colaborar para que a sociedade tenha uma melhora na saúde e fazer com que isso se reflita em melhor qualidade de vida. Com isso, decidi me empenhar em, todos os meses, escrever um pequeno artigo, para tentar passar adiante o pouco que pude aprender e venho aprendendo, seja na teoria ou na prática, para quem estiver interessado em conquistar o seu objetivo de conseguir transformar o seu corpo, a sua saúde e, consequentemente, a sua mente.

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário