Jogos Escolares na E. M. Paula Assis chega à sua 6ª edição

Neste ano, os alunos contaram com 14 atividades esportivas


Educação

André Eustáquio0

O cabo de guerra foi uma das atividades esportivas na Escola Paula Assis

“Os Jogos Escolares, juntamente com os Jogos da Terceira Idade, que ocorrerão em outubro, são as ‘meninas dos meus olhos’ quando penso no planejamento anual do calendário esportivo”, confessa a chefe da Divisão de Esporte da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Vívian Daher. Os Jogos Escolares, que neste ano chegou à sua 6ª edição, aconteceram no dia 18 de agosto na Escola Municipal Paula Assis, no povoado do Ribeirão, zona rural de Resende Costa.

Uma tarde inteira de atividades esportivas no pátio e na quadra da Escola Paula Assis movimenta alunos e professores. Praticamente toda a escola é envolvida e diversas modalidades esportivas acontecem ao mesmo tempo. “Este ano foram oferecidas 14 atividades esportivas, das quais todos os alunos puderam participar. Cada atividade teve um local, horário e professor responsável para sua realização. O aluno podia ir de atividade para atividade e todas foram executadas sem problemas de participação. Dentre elas, tivemos a embaixadinha, cabo de guerra, corrida rústica, corrida de revezamento, vôlei, basquete, futebol em duplas, xadrez, salto em altura e à distância, pula corda, peteca, pingue pongue, entre outras”, detalhou Vívian.

 

Jogos no período da pandemia

Mesmo a escola estando fechada, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19 e aulas acontecendo remotamente, os alunos continuaram participando dos jogos, conforme conta Vívian. “Se não me falha a memória, este ano foi a 6ª edição, que não parou nem durante a pandemia, momento em que os alunos filmavam de suas casas as atividades individuais por eles praticadas e nos mandavam os vídeos para inserção e comprovação no sistema”. O sistema do qual fala Vívian Daher é do ICMS Esportivo. Os Jogos Escolares e os da Terceira Idade são ações realizadas pela Divisão de Esporte e fazem parte das ações desenvolvidas para o programa ICMS Esportivo do Governo do Estado. “Essas ações têm um resultado expressivo, tanto no que diz respeito ao ICMS quanto na própria vivência esportiva do público alvo dos dois eventos”, destacou a chefe da Divisão de Esporte.

 

Trabalho de um time

Não tem como falar de esporte sem pensar num time, numa equipe treinada e que joga junto. Até os esportes praticados individualmente contam com uma equipe nos bastidores que cuida da saúde e do preparo dos atletas. Vívian exalta a participação da escola para o êxito na realização dos Jogos Escolares de 2023. “Claro que nada disso seria possível sem a ajuda e total participação da comunidade escolar. A começar pela diretora, Virgínia, que sempre abre as portas e nos ajuda em toda a preparação para os jogos. Os professores, funcionários e, por fim, os mais importantes em todo o processo, os alunos que, em sua maioria, participam de todas as atividades propostas”.

De acordo com Vívian, a cada ano são oferecidas aos alunos novas atividades, o que motiva a garotada a escolher uma modalidade esportiva e participar dos jogos. “As atividades são escolhidas pela nossa amiga do esporte e da escola, Cristiane Vale, a nossa Tike, que durante todo esse tempo de Jogos esteve ao meu lado auxiliando e participando ativamente de todo o processo. Este ano, contamos também com a presença do Renatinho, educador físico do NASF, que também nos ajudou durante a realização do evento. A vocês, meu muito obrigada e será um prazer recebê-los em 2024 novamente”.

Se depender do timaço que a Vívian montou, teremos Jogos Escolares por muitos anos!

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário