Lula somou mais de 550 votos de vantagens sobre Bolsonaro em Resende Costa

Vantagem também aconteceu na maioria das cidades da região das Vertentes


Política

Vanuza Resende0

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito o novo presidente do Brasil, em segundo turno, no domingo, 30 de outubro. A disputa foi a mais acirrada da história. O então candidato do PT sagrou-se vitorioso com 50,9% dos votos. E Jair Bolsonaro (PL), o primeiro presidente da república a não se reeleger, ficou com 49,1%.

Em Resende Costa, o dia de votação correu dentro da normalidade. Segundo informações do Cartório Eleitoral da Comarca do município, o pleito do segundo turno foi bem mais tranquilo, inclusive quanto ao primeiro turno. As filas nas seções eleitorais que se formaram no primeiro turno não foram registradas no dia 30. Sobre as urnas eletrônicas, assim como no primeiro turno, não houve necessidade de trocas em Resende Costa.

 

Lula obteve ampla vantagem em Resende Costa

Na cidade das lajes, o cenário também foi de escolha por Lula. Jair Bolsonaro, candidato do PL, recebeu 3.386 votos (46,09%); Lula, 3.961 votos (53,91%). Brancos e nulos somaram 5,11%. Foram 119 (1,53%) votos brancos e 277 (3,58%) nulos.  Já as abstenções fecharam em 1.623 (17,33%). No o primeiro turno, Lula já havia sido o candidato mais bem votado na cidade, com 3.733 votos.

Ao longo da campanha no segundo turno, as discussões políticas ficaram calorosas em Resende Costa, seguindo o clima no país. Políticos do município, entre eles, o prefeito licenciado Zinho Gouvea; o prefeito em exercício Lucas Paulo e o ex-prefeito e candidato a deputado estadual mais votado em Resende Costa, Aurélio Suenes, gravaram um vídeo declarando apoio ao atual presidente e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro.

No vídeo, divulgado no Instagram, os políticos, em sua maioria, usaram camisas com cores verde e amarela, fizeram críticas a gestões passadas do PT e declararam apoio ao candidato derrotado do PL. Com a legenda: “de forma democrática e respeitosa, apresentamos nosso apoio à reeleição do Presidente Bolsonaro 22”, o vídeo dividiu opiniões com críticas e elogios ao apoio manifestado publicamente apenas no 2° turno das eleições. Após a divulgação do vídeo da base aliada do atual governo, vereadores da oposição também gravaram vídeos pedindo apoio ao candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Lula venceu em 8 de 10 cidades da região

Minas Gerais manteve a tradição de ser o divisor de águas do resultado das eleições presidenciais no cenário nacional. Concentrando 10% do eleitorado brasileiro, o estado mostrou que quem vence nas urnas mineiras também passa à frente nos demais estados do país. Desde a primeira eleição direta após a redemocratização, em 1989, que elegeu Fernando Collor de Mello (PRN), todo candidato que venceu em Minas Gerais ocupou a Presidência da República. 

No segundo turno das eleições 2022, o petista recebeu 50,20% dos votos válidos, contra 49,80% de Jair Bolsonaro (PL), no segundo maior colégio eleitoral do país. O atual presidente venceu nas três maiores cidades de Minas Gerais em número de habitantes: em Belo Horizonte, ele obteve 54,25% dos votos; em Uberlândia, ele alcançou 53,12%; e em Contagem, 55,49%. Já no interior, o cenário foi o inverso e, com isso, a virada de Lula aconteceu já no final da apuração no estado.

Lula foi o vencedor na maioria das cidades do estado. E na região do Campo das Vertentes também. Além de Resende Costa, outras sete cidades mostraram preferência por Lula. Em Lagoa Dourada, Lula obteve 50,05% dos votos válidos. A votação também foi apertada em Dores de Campos, com a preferência por Lula de 50,09% dos eleitores. Em Tiradentes, o candidato do PT recebeu 53,10% dos votos. São Tiago elegeu Lula com 53,73%. Em Barroso, Lula recebeu 59,58% dos votos. Já em Coronel Xavier Chaves o futuro presidente recebeu 62,54% do total de votos válidos. Prados foi a cidade da região com maior diferença dos votos, com 63,18% dos eleitores votando em Lula.

Assim como no primeiro turno, na cidade de Santa Cruz de Minas Bolsonaro saiu vitorioso com 55,74% dos votos. O mesmo se deu em São João del-Rei, onde o atual presidente recebeu a maioria dos votos (52,33%).

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário