O papel transformador da educação


Editorial

0

O filósofo e professor Tiago Adão Lara (1930-2019), natural de São Tiago, no Campo das Vertentes, em artigo intitulado “Educar?”, afirma que “tarefa primordial para a humanidade é a educação das novas gerações”. O professor nos instiga a pensar a educação como ferramenta de inserção cultural. “É preciso ensinar os jovens a viver segundo o estilo de vida do grupo a que pertencem”.

O papel da educação na sociedade pós-moderna torna-se ainda mais desafiador diante do enorme leque de inovações que se descortinam, principalmente levando em consideração as mudanças de paradigmas éticos e de costumes outrora enraizados na família, nas religiões e até mesmo nas escolas. Como os educadores devem preparar os jovens para a nova sociedade e para o amanhã? Quais caminhos a escola deve apontar para inserir o jovem no contexto cultural pós-moderno, marcado pelas novas tecnologias?

Nesta edição, o Jornal das Lajes mostra o papel transformador da educação. Em Resende Costa, uma escola localizada na zona rural completou 60 anos no último dia 12 de março. A Escola Municipal Paula Assis, situada no povoado do Ribeirão, vem sendo referência em qualidade de ensino no município e na região do Campo das Vertentes. A excelência dos professores que lá trabalham, somada ao investimento realizado pelo poder público nas últimas décadas, especialmente a partir dos anos 90, transformaram a escola. “Famílias que se construíram por alunos que se conheceram lá, amizades para uma vida inteira que se iniciaram nas salas de aula, conquistas...”, diz o texto publicado nesta edição em comemoração aos 60 anos da Paula Assis.

“Conquistas” define bem o que a escola Paula Assis vem colhendo em sua vitoriosa história. Alunos formados nas turmas da Paula Assis conquistaram e vêm conquistando espaços em importantes centros universitários do país, brilhando nas diversas áreas do saber. É a nossa escola preparando nossos jovens para o futuro.

Outro exemplo de conquista transformadora da educação é o “Projeto de Robótica Educacional: Café-com-Byte”, tema de reportagem desta edição, e que existe desde 2010 na Escola Estadual Afonso Pena Junior, de São Tiago (MG). A equipe de robótica da escola conquistou 33 medalhas até 2019, sendo 13 de ouro, 13 de prata e 7 de bronze. O resultado desse investimento? “A grande maioria dos alunos que participam da equipe de robótica é bem-sucedida na aprovação em cursos superiores da área (Ciências da Computação, TI etc.)”, diz a professora Antônia Beatriz de Oliveira Silva, atual coordenadora do projeto.

Voltando ao desafio proposto por Tiago Adão Lara de pensar a educação como ferramenta de inclusão do jovem na sociedade e em suas diversas e mais amplas manifestações culturais, é necessário hoje repensar a escola e sua metodologia. “Na escola talvez possam os educadores falar menos, dedicando-se mais atenta e cuidadosamente a criar dipositivos, que atuem com maior eficácia e elegância. Melhor ainda: dediquem-se a criar o grande dispositivo pedagógico que a escola é. Isso implica criar situações educativas nas quais agindo, operando, sendo protagonistas, os educandos tenham oportunidade de pensar, sentir, relacionar-se, imaginar, inventar soluções, organizações e simbolizações”, propõe o professor Tiago.

Quando a escola estimula o pensar e exercita a criatividade dos educandos, revelam-se talentos como os jovens do projeto de robótica da E. E. Afonso Pena Junior, de São Tiago. Quando a família e as relações sociais e culturais são inseridas na comunidade escolar, alçando-se como prioridade e ferramenta pedagógica, vemos a educação cumprir seu papel de abrir caminhos, conforme exemplo da E. M. Paula Assis.

A Escola Paula Assis e a Escola Afonso Pena Junior, com metodologias próprias e distintas, convergem para o mesmo propósito de preparar seus educandos para os desafios de uma sociedade plural, exigente e em contínua mudança. Ensinam, sobretudo, aos educandos, como diz Tiago Adão Lara, a “saborear a vida, seus desafios e suas aberturas, pois viver é criar soluções de convivência. E isso não é tão fácil, mas é o que dá sabor à vida”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário