Torneio de Inverno reúne cerca de 40 equipes e 600 jogadores, mantendo viva a tradição do futsal em Resende Costa


Esporte

Vanuza Resende0

fotoO Americano conquistrou a Taça de Ouro

Entre os dias 19 de junho e 28 de julho, aconteceu mais uma edição do tradicional Torneio de Inverno de Futsal de Resende Costa. Cássio Almeida, um dos responsáveis pelo evento esportivo, destaca o planejamento anual. “Primeiro é feito um contato com as equipes de base e de adultos (Taça de Prata e Taça de Ouro). Após a confirmação das equipes, partimos para a montagem da tabela e distribuição das rodadas”. Em 2023, nas Taças de Prata e de Ouro, foram 10 equipes em cada, divididas em dois grupos de cinco. Seguindo o regulamento, classificaram-se quatro times de cada chave e depois os cruzamentos foram feitos por classificação geral (1º x 8º; 2º x 7º...).

Nas categorias de base, a bola começou a rolar com o sub-9, com uma chave com 3 times; sub-11 e sub-15, com uma chave com 4 times; e sub-13, com duas chaves de 3 times cada, jogando uma equipe contra a outra.

Já na tradicional Taça de Prata, participaram dez equipes, sendo todas de Resende Costa. Na competição da Taça de Ouro, outras dez equipes, sendo Furões e Furões Prata os representantes de Resende Costa. Além de times de Lagoa Dourada, São João del-Rei, Prados e Entre Rios de Minas. Nas categorias de base, Resende Costa foi representada pelos times do Expedicionários e Rc Futsal. Participaram também nas categorias de base equipes visitantes como Athletic (SJDR), Califórnia (Barroso), Audax (Dores de Campo), Atalaia (Prados), Congonhas (Congonhas) e Liga Sub11 (São Tiago). Além disso, o Torneio contou com a presença das escolinhas Galaxy e Expedicionários, ambas de Resende Costa.

 

Mata-mata e emoção dentro da quadra

No torneio de futsal, conforme as equipes vão se classificando, o nível dos jogos aumenta e a rivalidade também. Cássio falou sobre momentos de euforia dentro e fora da quadra no Ginásio Monsenhor Nelson, local de realização das partidas. “Podemos dizer que o futsal é um esporte muito dinâmico, com muitos jogos sendo decididos no último minuto. Tivemos jogos que foram empatados literalmente no último segundo e também times que estavam perdendo por 3 gols de diferença buscarem o empate no último minuto, levarem o jogo para a prorrogação e se classificarem. Isso também demonstra a qualidade dos times e um exemplo de como a competição conta com jogadores decisivos e de qualidade”.

A equipe campeã da Taça de Ouro foi o Americano. O Sharks ficou com o segundo lugar. A artilharia ficou com o Lalado (Sharks) e a melhor defesa foi do Fluminense. Na Taça de Prata, o Casanova levantou o troféu, após disputa com o Parma na grande final. A artilharia ficou com Vandinho, do Nem Óio. Além da artilharia, o time terminou a competição com a melhor defesa. 

No Sub-15, o campeão foi o Expedicionários, que também teve a melhor defesa: e o vice-campeonato, com o Atalaia. Thales, do Expedicionários, foi o artilheiro. Nas categorias sub-13, sub 11 e sub 9, o Athletic faturou os três canecos, a artilharia e a melhor defesa, respectivamente.

 

Quem faz 3 gols pede música

Uma novidade do torneio em 2023 foi o artilheiro musical. Cássio explica: “Quem fazia 3 gols pedia música na página oficial do torneio no Instagram. Isso ajuda a divulgação do torneio e aproxima os atletas da competição. Além disso, nas últimas semanas, contamos com a transmissão ao vivo do canal da Twitch, do Matagringu e sua equipe. O canal pertence ao Enrique do Pururuca. Eles fizeram um ótimo trabalho e deixaram o torneio ainda melhor e mais divertido”.

Ainda em 2023, o Ginásio será palco de mais uma competição de futsal: o Torneio de Verão. Cássio finaliza agradecendo os envolvidos em mais uma edição do tradicional Torneio de Inverno de Futsal. “Gostaria de agradecer às equipes que participaram do torneio e fizeram um ótimo campeonato, da base ao adulto. Agradecer o apoio da Prefeitura, por meio da Divisão de Esportes, e também ao Expedicionários. Agradecer aos patrocinadores, equipe de apoio, como o pessoal da mesa, da arbitragem e da limpeza, e aos meus companheiros da organização. Não é fácil organizar um campeonato com 37 equipes e quase 600 atletas. Nós da organização buscamos melhorar o torneio a cada ano que passa e isso também é reflexo das equipes, que estão cada vez mais organizadas e com alto nível de competitividade. Esperamos que o próximo torneio seja ainda melhor. Aproveitamos para parabenizar todas as equipes que participaram da competição”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário