Voltar a todos os posts

Quantas são as fases da Lua? Se respondeste “quatro”, estás enganado

29 de Julho de 2019, por Rodrigo Silva

Figura 4. Fases da Lua em cada um dos dias do mês de julho de 2019 para o Hemisfério Sul

A ideia comumente disseminada de que a Lua possui 4 fases está incorreta. Algo mais próximo da realidade seria afirmar que a Lua possui, aproximadamente, 30 fases. Sim, 30 – um número bem maior que 4. Inclusive, se fôssemos ainda mais rigorosos, afirmaríamos que a Lua possui infinitas fases! Para melhor entendimento, basta discutirmos sobre a definição de “fase da Lua” e do que se trata o que chamamos, em Astronomia, de “lunação”.

Imaginemos Terra, Lua e Sol no espaço, como pontos. Se desenharmos um triângulo com vértices nesses três pontos, formaremos três ângulos – ver Figura 1. O ângulo cujo vértice está na Terra define em qual fase a Lua está. Para cada ângulo diferente, temos uma fase diferente – a Lua aparecerá no céu em um formato diferente. Não podemos esquecer, porém, que a Lua gira ao redor da Terra a uma velocidade aproximada de 1 quilômetro por segundo e que a Terra gira ao redor do Sol a cerca de 30 quilômetros por segundo. Ou seja: a cada instante temos um ângulo diferente e, consequentemente, uma fase da Lua diferente – a Lua possui infinitas fases.

Sejamos, agora, um pouco menos rigorosos. A lunação se trata do tempo, em dias, transcorrido entre duas fases iguais. Este período é de aproximadamente 29,5 dias. Como vimos, o formato (fase) da Lua muda rapidamente no céu. Logo, podemos afirmar que a Lua possui 1 fase por dia no decorrer do período lunação – aproximadamente 30 fases.

Portanto, fica evidente o erro presente em afirmar que a Lua possui apenas 4 fases. Na realidade, possui aproximadamente 30 e se fôssemos ainda mais rigorosos diríamos que são infinitas. E quanto às 4 fases das quais sempre ouvimos falar? Bem, essas são as fases que recebem nomes especiais: Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante. Eis aqui uma curiosidade extra: não existem, como falamos no cotidiano, as fases “Crescente” e “Minguante” – pois é incorreto deixar de utilizar a palavra “quarto” ao nomear essas fases.

Um erro também comum é presente em muitos calendários (mais comum em calendários específicos para prática esportiva de pesca): trazem a afirmação de que as fases Nova, Quarto Crescente, Quarto Minguante e Cheia durariam cerca de uma semana. Isso é um erro, pois, como já dito, há cerca de 30 fases da Lua (uma para cada dia). A Figura 2 mostra a posição específica entre Lua-Terra-Sol para cada uma das 4 fases que recebem nomes especiais (sendo que cada uma dessas fases só ocorre em um único e específico dia do período de lunação). A Figura 3 apresenta um exemplo de calendário de prática de pesca que apresenta o erro, segundo o qual as fases que recebem nomes especiais durariam mais de um único dia.

Na próxima vez em que lhe perguntarem sobre as fases da Lua, poderá explicar: “a Lua possui aproximadamente 30 fases e 4 delas recebem nomes especiais”. A Figura 4 apresenta as fases da Lua, para cada dia, do mês de julho de 2019 – Hemisfério Sul.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário