Aniversário de 306 anos e 27ª Mostra de Cinema coincidem em Tiradentes


Cultura

José Venâncio de Resende0

fotoTiradentes, uma história de 306 anos.

A comemoração dos 306 anos de emancipação política de Tiradentes, nesta sexta-feira, 19 de janeiro, coincide com o início da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Dois eventos da maior importância para a cidade e para a microrregião do Campo das Vertentes com sede em São João del-Rei.

A programação do aniversário de Tiradentes inclui desde a cerimônia cívica, no dia 19, com sessão solene no Instituto Histórico e Geográfico (IHGT), até diversas atividades culturais e esportivas. Entre os eventos, destacam-se a Festa de São Sebastião, entre 17 e 20 de janeiro, na matriz Santo Antônio; “Caminhada da Cidade: Tiradentes 1718-2024”, dia 20, pelo tombamento da Serra São José; Corrida, dia 21; Passeio ciclístico noturno, dia 25; e Exposição Projeto (Con)fiar, dia 25, no Sobrado Quatro Cantos (centro). 

Mostra de Cinema 

A Mostra de Cinema, entre 19 e 27 de janeiro, chega à sua 27ª edição “maior e mais convicta de seu papel – ser plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo”, com apresentação ao público da diversidade da produção nacional; novas representatividades; novas abordagens, personagens, estéticas; as permanências e mudanças e as recepções críticas. Além disso, promove atividades de formação, como debates, encontros e diálogos audiovisuais, rodas de conversa, oficinas, laboratório, masterclasses, lançamento de livros, performances, exposições e atrações artísticas.  

A 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes vai homenagear os cineastas André Novais Oliveira e Bárbara Colen. A abertura, nesta sexta (19), no Cine-Tenda, trará uma performance audiovisual, a apresentação da temática “As formas do tempo” e exibição, em pré-estreia mundial, dos filmes “Quando Aqui”, dirigido por André Novais, e “Roubar um Plano”, do mesmo realizador em parceria com Lincoln Péricles. 

A seleção de 145 filmes (entre longas, médias e curtas-metragens) de 20 estados brasileiros poderá ser conferida em 61 sessões de pré-estreias e mostras temáticas, em três cinema instalados na cidade: Cine-Praça, Cine-Tenda e Cine-Teatro. Durante quatro dias (20 a 23), mais de 50 atores de diversos segmentos do audiovisual brasileiro, que atuam em cinco grupos de trabalho, estarão reunidos em Tiradentes para debater e apresentar um panorama atual e formar um conjunto de recomendações que possam sinalizar as diretrizes e perspectivas do setor. A Mostra reúne 160 profissionais no centro de 54 debates, encontro com os filmes e rodas de conversa. 

A Mostra de Tiradentes mantém a tradição e o compromisso de promover oficinas profissionalizantes, contribuindo para a formação no segmento audiovisual, vital para o desenvolvimento da indústria cinematográfica no país. Nesta edição, promoverá 12 modalidades de cursos: oficinas para os públicos jovem e adulto e laboratórios de desenvolvimento de projetos. Ao todo, 247 vagas criam a oportunidade de reciclagem para os que já trabalham na área e o despertar de novos ofícios para muitos alunos.

Aniversário: clique aqui para ver a programação 

Mostra de Cinema: confira aqui a programação

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário