Desafios para organizar uma festa de doze dias na rua


Cultura

Vanuza Resende0

Bloco do Fogão desfila no Carnaval de Resende Costa desde 1998 (foto André Eustáquio)

A festa, que é muito amada por várias pessoas, desagrada muita gente também. O Carnaval tem como uma das características ser feito nas ruas, em locais públicos. E isso é um desafio. “Ao todo, são 12 de dias de festa. Destaco que toda a programação do Carnaval é realizada nas ruas da cidade. Portanto, não é fácil oferecer uma estrutura para tantos dias. Palco, banheiros químicos, gradis para fechamento de ruas, equipe de apoio e sonorização. Tudo isso constitui ‘estrutura do Carnaval’ para oferecer conforto e segurança para os foliões”, explica o secretário de Cultura.

De acordo com André, o desafio maior é montar toda uma estrutura, que compreende palco e tendas, no centro da cidade e, ao mesmo tempo, tentar mitigar o impacto que ela causa no trânsito e na rotina das pessoas. “É muito difícil, mas conseguimos fazer da melhor maneira possível. Sabemos que sempre podemos melhorar, que há detalhes a serem repensados e ajustados. Porém, estamos convictos da assertividade na parte da estrutura da festa. Repito, há detalhes que podem ser reavaliados, considerando se tratar de uma festa que acontece na principal rua do centro da cidade, a Gonçalves Pinto. Aproveito para pedir desculpas às pessoas que sofrem com os inevitáveis transtornos que uma festa de rua causa, todavia estamos preocupados em minimizar, dentro do possível, esses transtornos”, diz o secretário

Para o prefeito em exercício Lucas Paulo, em meio à realização de tantos dias de festa, os pontos positivos superaram os negativos, com o esforço de todos os envolvidos. “Após o término do Carnaval, rapidamente a gente trabalhou de forma correta para limpar toda a cidade, organizar e dar a destinação correta de todo o material recolhido. Esse trabalho foi feito com agilidade e pôde-se perceber claramente a cidade limpa todos os dias. Como ponto positivo, posso citar alguns. Primeiro: a segurança. É uma felicidade ter um Carnaval em que toda a família pode sair e aproveitar, curtir, levar as crianças para as ruas. Isso é muito positivo. Segundo: a participação da comunidade local, inclusive na criação de novos blocos nos dias oficiais. A participação também nos blocos tradicionais. Muito legal ver a população se fantasiando novamente, curtindo e se divertindo. Acreditamos também que as atrações, como por exemplo, o pagode durante a tarde, deram muito certo. A diversidade de músicas também foi boa, tentamos agradar as pessoas com todos os tipos de músicas”.

 

Que venham os próximos

André faz um balanço do Carnaval de 2024 em Resende Costa. “Penso que estamos no caminho certo. Ajustes terão que ser feitos em todas as edições do Carnaval, mas para isso é necessário ouvir sempre a população, ter sensibilidade para avaliar as tendências culturais do momento e ir adequando e, se necessário, mudar um detalhe ou outro da estrutura da festa. Em se tratando de cultura, é fundamental caminharmos com os olhos e o pensamento abertos, dispostos a sempre avaliar o que precisa ser mudado, o que pode ser melhorado. Quando falamos de cultura, consideramos um grande organismo vivo, pulsante, sempre em movimento e em mudança. Isso nos traz desafios, mas ao mesmo tempo nos fascina e nos inquieta”, conclui.

Edmar de Assis, secretário municipal de Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico também destaca que melhorias podem e devem ser feitas nos próximos anos. “Sabemos que nem tudo saiu de acordo e que podemos melhorar sempre em busca de um Carnaval que possa atrair mais turistas para o nosso município, fazendo com que o nosso comércio possa ter um ganho ainda maior durante este período. Quero destacar que nosso Carnaval foi elogiado por várias pessoas que aqui estiveram, relatando-nos que a festa foi tranquila, segura e que, com certeza, voltarão no próximo ano. Algumas pessoas comentaram nas redes sociais que diante das imagens publicadas não estiveram presentes este ano, mas que, no próximo, irão vir para curtir o RC Folia 2025”, destaca o secretário que fez questão de lembrar de todos os envolvidos na realização da festa. “Lembramos ainda que o Carnaval é feito não somente pela prefeitura. Por detrás da realização, há uma comissão de carnaval, formada por pessoas da iniciativa privada que foram fundamentais para a realização, bem como todos os profissionais que montaram as estruturas, fizeram a limpeza das vias, enfim, todos que direta ou indiretamente contribuíram para que o RC Folia 2024 se transformasse no sucesso que foi”, finaliza Edmar.

Lucas pede para que a população prestigie o Carnaval de Resende Costa. “Temos que lembrar da parte econômica também. Difícil ainda falar em números, mas em vista dos carnavais anteriores, em número de pessoas, tivemos mais público. Não só recebemos um número maior de turistas, como também mais foliões da cidade, que ao invés de irem para outras cidades, ficaram aqui. Então, ao percebermos o número maior de pessoas, imaginamos que a cidade, principalmente em se tratando de vendas nos comércios locais, movimentou a sua atividade econômica”, avalia o prefeito.

O prefeito em exercício aponta também sugestões que podem ser apresentadas, a fim de melhorar ainda mais a festa. “Vamos nos reunir com a comissão para avaliar as sugestões de coisas que aconteceram e que podem melhorar, bem como o que podemos manter. Pensamos no Carnaval em toda sua estrutura, em toda questão artística. Mas o Carnaval só é um sucesso se houver participação da população, tanto para brincar, curtir e divertir quanto também para evitar confusões e brigas. Já fica meu pedido para que, no ano que vem, a população resende-costense acredite no nosso Carnaval, fique em nossa cidade, para que possamos fazer do nosso Carnaval o que ele era antigamente: um sucesso. E é para isso que vamos trabalhar. Toda a estrutura necessária pretendemos deixar, seja para a nossa administração ou para a próxima, com o objetivo de dar continuidade no crescimento do Carnaval de Resende Costa”, conclui Lucas Paulo.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário