Escritora resende-costense tem texto exposto em museu na Áustria


Cultura

André Eustáquio0

Texto de Larissa Ibúmi traduzido para o alemão e exposto em museu na Áustria

A historiadora, escritora e pesquisadora Larissa Ibúmi Moreira, natural de Resende Costa, foi convidada especialmente pela curadoria da exposição “HEALING TECHNOLOGIES AND AFFECTIONS” (tradução livre: Tecnologias de Cura e Afeições), no Museu de Innsbruck, Áustria, para escrever o texto que apresenta a exposição. A curadoria da exposição no museu austríaco é do artista brasileiro Ayrson Heráclito. O texto de Larissa foi traduzido direto do português para o alemão.

A exposição “Healing Technologies and Affections” trata sobre tecnologias de curas ancestrais trazidas na diáspora dos povos africanos e que são até hoje utilizadas pelos seus descendentes. “As tecnologias de cura estão presentes especialmente nos candomblés, com o uso das ervas e rituais para o fortalecimento da saúde física e mental. Nas culturas africanas, o espiritual não está apartado da vida material, os saberes ancestrais são como uma medicina mesmo, uma tecnologia de cura”, explica a escritora Larissa Ibúmi.

 

Curadoria

Ayrson Heráclito, curador da exposição no museu austríaco de Innsbruck, é um dos maiores artistas visuais brasileiros contemporâneos. É professor do curso de Artes Visuais do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Suas obras transitam pela instalação, performance, fotografia e audiovisual, lidando frequentemente com elementos da cultura afro-brasileira.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário