Uma vida marcada pelos preceitos da fé e pelo amor à família

A professora e escritora Regina Coelho lançou seu mais novo livro, “Olga Resende Lara Coelho”, no qual conta a vida da sua mãe que completaria 100 anos em 14 de dezembro de 2023


Cultura

André Eustáquio0

A escritora Regina Coelho e seus irmãos, no Sítio do Papagaio, onde aconteceu o lançamento do seu livro (foto Foto: Daiane Chrisley/JL)

“Uma mulher virtuosa, quem a poderá encontrar?” (Prov. 31,10). Com essa citação do Livro dos Provérbios, do Antigo Testamento, a Irmã Maria Geralda Resende, religiosa do Bom Pastor e sobrinha mais velha de dona Olga, abre o prefácio do livro “Olga Resende Lara Coelho – Centenário de Nascimento”, 170 páginas, impresso na Gráfica e Editora Cidade de Barbacena, de autoria da professora, escritora, colunista do Jornal das Lajes e integrante da Academia de Letras de São João del-Rei, Regina Maria Resende Coelho, filha de Olga Coelho. O livro foi lançado no sábado, 9 de dezembro, no Sítio do Papagaio, propriedade da família da autora. Estiveram presentes na noite de lançamento familiares de Regina Coelho, amigos e convidados especiais.

Na obra, Regina Coelho revisita em 20 capítulos as memórias da sua mãe Olga, nascida em 14 de dezembro de 1923 e falecida, aos 92 anos, no dia 21 de janeiro de 2016. “Tia Olga foi aquela mulher descrita no Livro dos Provérbios (Prov. 31, 10-31). Como seu próprio nome diz, mulher forte, guerreira. Soube viver com intensidade seu tempo, quer jogando vôlei no time da cidade em frente à Prefeitura, quer sendo modelo de fidelidade ao seu lar honrando e educando seus filhos e filhas, criando-os como verdadeiros cidadãos do Reino”, escreveu Irmã Maria Geralda no Prefácio do livro.

Durante a elaboração do livro, especialmente na fase das pesquisas, Regina contou com o apoio fundamental dos seus irmãos e irmãs, além de pessoas que conviveram com dona Olga. No lançamento, a autora agradeceu aos seus colaboradores e destacou que o livro veio dias antes do centenário de nascimento de dona Olga, celebrado em 14 de dezembro. “Acho que eu devia à minha mãe escrever esse livro. Ela é merecedora dessa homenagem, especialmente no ano do centenário do seu nascimento”, disse Regina.

Entre tantos momentos da vida de dona Olga contados no livro, Regina revela que sua mãe “era uma exímia contadora de histórias. Por isso eu tive de contar com a participação dos meus irmãos para lembrar os acontecimentos”. Quem conheceu e conviveu com a dona Olga poderá, ao ler o livro, recordar e revisitar momentos inesquecíveis de uma época que ficou marcada na história da cidade, na qual viveu Dona Olga.

Olga Resende Lara Coelho foi uma cidadã que amou sua terra natal e participou colaborando ativamente com movimentos e instituições sociais, religiosas e filantrópicas da cidade. Ao lado do seu marido Adenor de Assis Coelho e de outros casais católicos, “foi uma das fundadoras do MFC (Movimento Familiar Cristão). Esteve também ativamente presente em inúmeras campanhas de apoio à Santa Casa de Misericórdia (Hospital Nossa Senhora do Rosário) e ao Lar São Camilo”, informou Regina.

O livro de Regina Coelho convida o leitor a conhecer melhor uma cidadã que amou a sua cidade, um exemplo de mulher forte, dedicada ao cuidado e à educação da sua família e devota à Virgem Maria. Uma leitura essencial que nos inspira a seguir os passos e aprender com quem viveu valorizando as causas mais significativas da vida: o amor ao próximo, à família e a Deus.

 

Informações

O Livro “Olga Resende Lara Coelho – Centenário de Nascimento” está sendo vendido por R$ 40,00. Toda a renda será revertida às causas sociais da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário