Voltar a todos os posts

A Congada na festa do Rosário em Resende Costa

23 de Novembro de 2022, por Edésio Lara

A festa do Rosário é tradição em nossa cidade. É possível que ela venha sendo realizada aqui desde o nascimento do Arraial da Laje, ocorrido em 1749. A origem dela, no Brasil, remonta a séculos passados, mais precisamente por volta de meados do século XVII, quando o tráfico negreiro começou a se tornar mais intenso na Colônia. Caracterizada por danças e músicas, grupos se apresentam cantando e tocando seus instrumentos de percussão e até violões ou acordeons. Entre eles, desfila um casal que faz referência histórica à coroação de reis e rainhas do país africano do Congo ou de Moçambique. Além de Nossa Senhora do Rosário, há homenagens à Santa Ifigênia e São Benedito, ambos negros.

Ano após ano, vimos inúmeros grupos de cidades vizinhas que se juntam aos nossos para a festa. Antes mesmo – na hora do almoço oferecido a todos na Escola Municipal Conjurados Resende Costa – haviam chegado à cidade 22 deles. Um, da cidade de Congonhas, participa ininterruptamente da festa há 42 anos. E assim fazem outros que se sentem felizes em nos brindar com suas apresentações, louvar Nossa Senhora do Rosário, a padroeira dos congadeiros, que dá nome à festa, a qual se caracteriza pela presença marcante de negros, os principais responsáveis por ela.

Há o que ser destacado nesse evento: a participação de crianças nos grupos, o número expressivo de mulheres e o comando de um homem mais velho, na liderança dos congados. É aquele que se incumbe de cantar louvores à Nossa Senhora para ser respondido pelos demais componentes do grupo, que tem à frente uma pessoa – geralmente uma mulher – a quem cabe exibir uma bandeira ou estandarte com imagem de uma santa ou santo católicos. É comum ver pessoas se inclinando e beijando essas imagens nessa forte manifestação da identidade negra em nosso país.

A encenação das congadas é um grande espetáculo. Pela cidade, e mais precisamente na Praça do Rosário, grupos se emparelham e nos brindam com suas performances. A imensa superposição de sons, ritmos e cores nos encanta. Em certo momento, todos param para assistir à breve apresentação de cada congado diante de palco montado, quando recebem certificado de participação e agradecimento de nossa parte. É o momento ideal para todos serem fotografados, filmados e aplaudidos pela multidão.

Alguns fazem seu show à parte. Nesse momento, não podemos deixar de destacar o ótimo grupo Moçambique Nossa Senhora Aparecida, da cidade vizinha de Passa Tempo. Bem preparado e equipado, é um dos melhores que nos visitam todos os anos. Destacou-se, também, um garotinho que subiu ao palco para nos cativar ao tocar seu tambor e cantar. Ali estava assinalada como se dá a perpetuação desses conjuntos quando os mais velhos trazem para perto de si aqueles que um dia os substituirão na função de manter vivo esse forte componente cultural do nosso país.

Coube ao Congado São Camilo de Léllis abrir a festa dos congadeiros. Este congado foi criado há 12 anos, aproximadamente, por Renato Rodrigues dos Santos (42), cuidador de idosos, desde que começou a trabalhar na Casa de Repouso São Camilo de Léllis, de Resende Costa. Segundo Renato, os idosos amam a festa, visto que, ao longo de suas vidas, sempre a apreciaram e participaram dela. Apoiados pela Irmã Cirlene, responsável pelo Lar, eles contam com a ajuda de funcionários e voluntários que os acompanham até em viagens para outras cidades. Algumas das músicas que cantam são de autoria do próprio Renato, outras do Vino Marciano, congadeiro de prestígio da cidade. Quem se apresentou como rei foi o senhor Antônio, com 86 anos de idade, e dona Inácia, a rainha, que completou 101 anos de vida. Todos, esbanjando felicidade, são retratos vivos da força que tem essa festa.

Engana-se quem pensa que tal manifestação cultural, artística e religiosa está em decadência. Ao contrário, permanece muito forte. O povo gosta; pelo menos, é o que demonstram os que participam dela em Resende Costa, sejam eles turistas ou do lugar.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário