Voltar a todos os posts

Breve relato sobre o Padre João Monteiro

26 de Janeiro de 2023, por Edésio Lara

O livro “Memórias do antigo Arraial de Nossa Senhora da Penha da Lage: desde os proêmios de sua existência até os dias presentes”, escrito por José Maria da Conceição Chaves (1904/1978) – o Juca Chaves – e publicado pela Associação de Amigos da Cultura de Resende Costa (Amirco) em 2004, é um primor. Rico em detalhes e cheio de informações importantes sobre pessoas e bens materiais do município, tornou-se obra de referência para todos que têm interesse em assuntos relacionados à nossa cidade.

Juca Chaves nasceu aqui na Vila do Arraial da Lage, morou nos “Quatro Cantos” (entroncamento da rua Assis Resende com as avenidas Monsenhor Nelson e Prefeito Ocacyr Alves de Andrade) e permaneceu em Resende Costa até completar 40 anos de idade. Em 1944, foi morar no distrito de Jacarandira e, posteriormente, em Passa Tempo, por lá permanecendo até 1960. Apesar de ter se afastado de Resende Costa por motivos de trabalho, não abandonou a atividade de pesquisador, iniciada na juventude. Durante esse período de sua vida, manteve contato com o professor Antônio de Lara Resende, grande memorialista, e pesquisou muito, tanto no Arquivo Público Mineiro quanto no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, ambos localizados em Belo Horizonte, sempre em busca de depoimentos e documentos fundamentais para seu trabalho. Quando foi morar em Itatiaiuçu e depois em Arcos, ambas cidades mineiras, seu trabalho já estava pronto, só não havia sido publicado. Juca Chaves, bem que tentou, mas não conseguiu apoio necessário da Prefeitura Municipal de Resende Costa para poder publicar sua obra.

Em 2004, quando criamos a Amirco, Agenor Gomes Neto, advogado e professor resende-costense, sabendo dos propósitos da nossa associação, nos disse acerca “dos manuscritos” deixados pelo pesquisador e que se encontravam sob guarda da família desde seu falecimento, ocorrido em 1978. Os contatos se iniciaram e, em 2014, com verbas do Fundo de Educação e Cultura (FEC) do Governo do Estado de Minas Gerais, o livro foi publicado. Faz parte da Coleção Lageana, criada pela Amirco, e que contém outras obras de autores da cidade, cujos títulos podem ser conhecidos através do site da associação: amirco.org.br.

Certamente, seu distanciamento de Resende Costa, pelos motivos apontados acima, pode ter contribuído para que ele não fosse mais adiante com sua pesquisa. Cito como exemplo os sacerdotes que elencou em seu trabalho e, para os quais, dispensou comentários relativos principalmente à data e local de ordenação, bem como da primeira missa celebrada em Resende Costa.

Recentemente, de posse de partitura de um Te Deum, composto em São Tiago/MG em 1883 por Firmino Bispo de Paula, vi anotado pelo maestro Joaquim Pinto Lara, em uma parte musical, o seguinte: “Resende Costa, 8 de dezembro 1949. Missa nova do Revmo. Pe. João Monteiro de Resende.” A pesquisa, que no momento se destina a analisar manuscritos musicais, nos fez procurar no livro de Juca Chaves informações sobre o padre. Foi quando, na página 96, deparamos com o nome do sacerdote, acrescido somente da ordem à qual pertencia: lazarista. Nada mais, além disso.

A curiosidade me fez procurar pessoas da família Monteiro. E quem tinha as informações sobre o sacerdote foi Leila Monteiro, sua sobrinha. Segundo ela, João Monteiro de Oliveira Resende, um dos 10 filhos do casal resende-costense José Monteiro de Resende e Francisca de Oliveira Resende, nasceu na Fazenda Capão Seco, localizada em Lagoa Dourada, no dia 24 de julho de 1922. Ainda jovem, ingressou no conceituadíssimo Seminário Menor do Caraça, em Minas Gerais, e concluiu os estudos em Filosofia e Teologia em Petrópolis/RJ. Ordenou-se em Petrópolis e “cantou a primeira missa” na Matriz, em Resende Costa, antes de ser encaminhado para exercer sua função de missionário em Blumenau/SC.

Ele deixou o sacerdócio entre os anos 50 e 60 “não por falta de vocação, mas por não ter resistido à conduta rígida imposta por um superior”, segundo disse a familiares. Nem por isso deixou de contribuir com a Igreja Católica, oferecendo cursos de batismo, crisma e para casais, sem jamais deixar de frequentar a Santa Missa. Posteriormente, dedicou-se à docência, lecionando História na capital paulista e na Escola Homero Rubens de Sá, em Guaratinguetá/SP, até se aposentar. O ex-padre contraiu matrimônio por duas vezes e não teve filhos. Aposentado, passou a morar em Pomerode/SC, onde permaneceu até falecer e ser sepultado no dia15 de fevereiro de 2011.

 

Dedicatória: À Mariana, lembrança do Pe. João Monteiro, missionário. Resende Costa, 23-1-1950

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário