UNIPTAN completa 20 anos e tem nova reitora


Educação

José Venâncio de Resende0

Aos 20 anos, Uniptan tem nova reitora, Maria Tereza G. A. Lima.

O Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN) comemora, no dia 16 de março, 20 anos de fundação. A instituição iniciou suas atividades no ano de 2000, no Bairro Matosinhos, em São João del -Rei (MG), tendo sido credenciada a princípio como Faculdade oferecendo o curso superior em Turismo. Dois anos depois, obteve autorização do Ministério da Educação para oferta dos cursos de Geografia e de Direito.

Alguns anos depois, transferiu-se para a Avenida Leite de Castro, onde funciona atualmente, já sob a mantença do Dr. Nicolau Carvalho Esteves, que continuou investindo na criação de novos cursos de graduação, ao mesmo tempo em que a instituição avançava na prática da pesquisa científica e da extensão à comunidade.

Em julho de 2015, o então Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (IPTAN) conseguiu a autorização de funcionamento do Curso de Medicina, após um processo bastante meticuloso, atendendo a todos os requisitos do MEC nessa conquista para a cidade e a região.

Em julho de 2017, a instituição já contava com 11 cursos superiores e 1 curso de pós-graduação lato sensu, alcançando o status de Centro Universitário, com todas as prerrogativas de autonomia, principalmente a de registrar os próprios diplomas de seus cursos.

A completar 20 anos, o UNIPTAN conta com 13 cursos de graduação (Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia), além de 3 cursos de pós-graduação lato sensu (Neuropsicopedagogia, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica de Processos e Qualidade). Além disso, conta com a prática de pesquisa científica em parceria com órgãos de fomento como a FAPEMIG e a FUNADESP (Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular), e também com o trabalho exercido pelo Comitê de Ética em Pesquisa, aprovado pelo Ministério da Saúde em 2019.

No campo da extensão à comunidade, mantém importantes núcleos como Aprimorar, Vertentes Empresa Júnior, Núcleo de Prática de Jurídica e CEM – Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Dr. Nicolau Carvalho Esteves, que desenvolvem vários projetos sociais e prestam centenas de atendimentos gratuitos diários em várias áreas para grande parte da população são-joanense.

Entre os orgulhos de alunos e professores, estão o CEM e a Clínica-Escola, onde são realizados todos os anos mais de 14 mil atendimentos gratuitos à comunidade. Cursos de outras áreas, como Direito e Pedagogia, prestam mais 5 mil atendimentos gratuitos todos os anos.

O UNIPTAN está presente em toda a vida social e acadêmica da cidade e região, participando de eventos, congressos, palestras, atividades esportivas, encontros de todos os tipos e com os mais variados objetivos, sempre com vistas à melhoria das condições de vida local, para o cidadão e a comunidade como um todo.

Com a construção do novo campus em andamento, o UNIPTAN pretende oferecer um novo e mais amplo espaço para que a comunidade acadêmica desenvolva e aprimore ainda mais o seu potencial, com novos cursos e projetos, além de colocar à disposição da comunidade são-joanense um novo e amplo espaço de formação.

Nova reitora

O UNIPTAN tem, a partir do dia 10 de fevereiro, como nova reitora Maria Tereza Gomes de Almeida Lima, em substituição a Ricardo Assunção Viegas que vai assumir o cargo de Diretor de Operações do grupo Afya Educacional (rede de faculdades de medicina que reúne 13 unidades entre faculdades e centros universitários no país). Kelly Aparecida Torres, ex-coordenadora do curso de Administração, ocupará o cargo de Pró Reitora de Ensino e Assuntos Acadêmicos.

Maria Tereza promete dar sequência ao trabalho iniciado na Reitoria. Minha missão vai muito além de contribuir com a formação profissional e humana dos nossos mais de 2700 acadêmicos através do ensino, pesquisa e extensão. Vamos dar sequência ao trabalho brilhante que foi desenvolvido pelo Reitor Ricardo Assunção Viegas e ampliar ainda mais os cursos e os projetos que atendem à comunidade.

Para Maria Tereza, as capacitações continuadas dos docentes e o foco no desenvolvimento das competências, habilidades e atitudes dos acadêmicos criam um ambiente propício para o surgimento de profissionais de excelência capazes de transformar nossa região e nosso País.

A nova reitora é doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Teoria Literária e Crítica da Cultura e Graduada em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Pós-graduada em Inovações Tecnológicas Educacionais pela Anhembi-Morumbi. Está a 25 anos na área da educação e faz parte do corpo docente do UNIPTAN desde 2006. Assumiu a Pró-reitoria de Ensino e Assuntos Acadêmicos do UNIPTAN em 2014 e desde então desenvolve um trabalho acadêmico junto ao corpo docente da instituição.

Fonte: Assessoria de Comunicação do UNIPTAN

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário