De um ponto de vista

Duzentos anos de um sonho de São João Bosco

28 de Fevereiro de 2024, por João Bosco Teixeira 0

O Fundador da Congregação Salesiana, São João Bosco, foi uma pessoa dotada de características peculiares. Uma delas, ter encontrado nos sonhos respostas, caminhos e soluções para as muitas peripécias que a vida lhe apresentava.

Certa época da vida, quando já sacerdote, relatou a seus colaboradores um sonho que tivera em sua adolescência. Um sonho cujos conteúdos tornaram-se emblemáticos para a missão que, entendia, lhe estava reservada. “Um sonho que me ficou profundamente impresso na mente por toda a vida”.

Singela e resumidamente, o que ele narrou para seus colaboradores foi o seguinte.

“Vi-me num prado onde multidão de meninos se divertia. Diante das blasfêmias que proferiam, pus-me no meio deles, agredindo-os com socos. Nisso, vi um homem venerando que, chamando-me pelo nome, me disse: ‘Não é com pancadas, mas com a mansidão e a caridade que deverás ganhar esses teus amigos’. Dirigi-me àquele senhor: quem sois para me ordenar coisas impossíveis, dado que sou menino pobre e ignorante? O senhor falou-me: ‘Eu te darei a mestra, sob cuja orientação poderás tornar-te sábio, orientação sem a qual toda sabedoria se converte em estultice’. Apareceu-me, em seguida, uma senhora de aspecto majestoso que me tomou pela mão. No lugar dos meninos que haviam fugido, apareceram cabritos, cães, gatos, ursos e outros animais. A senhora falou-me: ‘Eis o teu campo onde deves trabalhar. Torna-te humilde, forte e robusto. E o que agora vês acontecer a esses animais, deves fazê-lo aos meus filhos’. Os animais ferozes haviam se transformado em mansos cordeiros. Comecei a chorar copiosamente quando, então, a senhora descansou a mão em minha cabeça dizendo: ‘A seu tempo tudo compreenderás’”.

Independentemente do que sejam os sonhos, das inúmeras indagações possíveis sobre esse “oráculo da noite”, o fato é que para São João Bosco o sonho, tido na adolescência, tornou-se referência obrigatória para sua atividade pedagógica no meio da juventude.

Dom Bosco entendeu qual seria sua missão. Entendeu também quais princípios deveriam orientar seu trabalho. Antes de qualquer outra coisa, intuiu que a essência do processo educativo se dá com a presença/relação. Sem esta, nada acontece, pois só a “relação” educa. Uma relação racional, sem espaço, por exemplo, para o castigo. Uma relação carinhosa, em que o educando sinta que é amado.  E uma relação espiritual, da qual não se elimina a transcendência do existir.

Os Salesianos estão comemorando os “duzentos anos” desse sonho porque acreditam que, ainda hoje, mesmo com os tempos mudados, a presença/relação do educador ao lado do educando é, no processo educativo, não só fator insubstituível como constitui seu fator chave de sucesso. E os seguidores de Dom Bosco sabem que a salesianidade não se dá sem a presença entre os jovens.

Dom Bosco entendeu, pois, o que dele esperava a Divina Providência. Mais ainda: levou toda uma vida dedicada aos jovens segundo os princípios educativos colhidos daquele sonho. Um sonho luminar que inspirou o assim chamado “sistema preventivo na educação da juventude”. Preventivo no sentido de o educador ser capaz, com a presença/relação, de se antecipar aos desejos, às aspirações, às necessidades dos educandos. Do meu ponto de vista, uma maneira de ser educador com absoluta validade para nossos dias tão conturbados.

Duzentos anos de um SONHO que apontou para São João Bosco, e seus seguidores, a maneira de graça para os jovens em des-graça.

Francisco, Papa

25 de Janeiro de 2024, por João Bosco Teixeira 0

Recebi de um grande amigo a mensagem abaixo.

“Tenho minhas diferenças com Papa Francisco e suas fantasias pt-peronistas; mesmo assim, rezo por ele todos os dias. Mas, douto presbítero João, estaria ele impedido, pela nossa Santa Madre Igreja, de abençoar em particular um casal homoafetivo sincero?

Respondi ao prezado amigo:

Sim, enquanto o Papa fala de uma simples bênção, não faz nada diferente do que Jesus faria. Mas, em se tratando de conceder uma bênção matrimonial, Francisco já não pode fazer isso. Francisco é o “presidente” de uma instituição. Ora, instituições têm suas leis, sobretudo aquelas que se dizem de origem divina. E Francisco, como maior mandatário, tem que levar isso em consideração. Além do mais, nosso querido Papa falando de uma simples bênção já apanha tanto, imagina se...

É assim. Francisco tem se apresentado como uma pessoa radicalmente tocada pelo seguimento de Jesus. A linguagem que utiliza em todos os seus escritos nada tem de apologética, de combate a heresias e outras conversas. É uma linguagem “pastoral”, isto é, de “pastor” preocupado com o atendimento das necessidades das “ovelhas”.

Um dia Francisco escreveu sobre a “felicidade”. Um texto extraordinário, de alguém que conhece profundamente o ser humano, rico e pobre, certo e errado, constante e inconstante, alegre e triste, vibrante e deprimido, desesperado e esperançoso, religioso e indiferente. Um texto muito rico. Numa linguagem sem dogmatismos, sem verdades preconcebidas, sem definições que nada definem. Quando tomei conhecimento desse texto, perguntava-me: que papa PIO, ou BENTO, ou LEÃO, ou qualquer outro escreveria daquela maneira? Talvez um JOÃO XXIII ou JOÃO PAULO I. Não sei se outro. Um jeito de falar que não exclui ninguém, aproxima as pessoas, deixa-as livres porque consoladas, esperançosas porque sem paradigmas aprisionadores.

Vejo Francisco como pastor; ele sabe que seu título maior é aquele de Bispo de Roma; e porque Bispo de Roma, aí sim, Papa, primaz entre todos. Como pastor, Francisco é capaz de enxergar bem e menos bem, é capaz de distinguir com maior e menor precisão, de se deixar levar por bons e maus ventos, até mesmo de se deixar influenciar por conselheiros diversos e, então, ter opiniões nem sempre favoráveis a quanto muitos pensam. No pastoreio nada é definitivo, porque as situações são as mais variadas. O pastor está sujeito a tudo quanto pode acontecer com um pastor que conhece suas ovelhas. Não é infalível, porque se trata sempre de gente. E ele é pastor de toda gente “de boa vontade”.

Então, mesmo com “suas fantasias pt-peronistas”, como dizia meu amigo, entendo que nosso Papa anda muito nas pegadas de Jesus. E se, em nossa Igreja, tantos há que não o aplaudem, não só, mas que o criticam abertamente, a cada um desses cabe sempre a pergunta: quais pegadas você segue, em que luz as segue, movido por quais intenções e interesses?

Francisco, Papa, nunca se esqueceu de que ele é aquele JORGE BERGOGLIO, arcebispo de Buenos Aires.

HERZOG ressuscitou em CLERISTON CUNHA

20 de Dezembro de 2023, por João Bosco Teixeira 0

Chegamos ao fundo do poço. Ou será ainda mais embaixo?

O fundo do poço acontece quando já não há a quem recorrer. Todos os recursos desaparecem e lá se instala a incerteza absoluta, o abandono, a salvação impossível.

Estamos assim. Rasgou-se a Constituição. Ainda outra vez, com a nomeação de um político para STF (Supremo Tribunal Federal). Mas isso não muda nada, porque no Supremo existe um justiceiro nacional, intocável, ninguém acima dele. Mesmo sozinho é absoluto.

Tenho convicção: ele não só não pode estar só como, tudo indica, está a serviço de alguém maior que lhe dá sustentação. Além da conivência de comparsas do STF.

Um grande advogado, segundo dizem, sem o devido respeito à Constituição, foi alçado ao Supremo, antes de lá chegar o político. Não consigo entender como advogado de tal calibre seja capaz de compartilhar habitação com o cidadão que se fez mandatário maior do país, ditador absoluto no poder judiciário, plenipotenciário e possuidor de todos os demais adjetivos que signifiquem um poder acima de qualquer poder, uma divindade soberana sobre qualquer dos seres humanos. Advogado ilustre a conviver com grandes desmandos ofensivos às leis penais do país.

Nasci em tradicionalíssima família mineira, em que o poder paterno era soberano, até certa idade dos filhos. Vivi, criança, aquela muitas vezes simpática ditadura getulista. Já adulto, vivi a ditadura militar, com alguns entreveros junto ao poder constituído. Apesar de toda a experiência adquirida e vivida com ditaduras, não consigo suportar as atitudes do STF, que parece acovardado diante da figura de um de seus componentes, que se comporta como polícia, militar e civil, como advogado e como juiz, a um tempo só.

Sou tomado de profunda, amarga, sofrida vergonha. Um dia, por causa da Covid-19, tomei contato direto e definitivo com minha finitude. Sei da proximidade de meus dias históricos. Nunca imaginei vivê-los em tão intensa vergonha. Que dias são esses em que acontece um povo governado pelo desgoverno do absolutismo judiciário, a mais nefasta das ditaduras?

Cleriston morreu. Não. Deixaram-no morrer, impiedosamente, conscientemente, complacentemente.

No momento em que escrevo estas linhas, talvez, muito talvez, o poder judiciário já tenha revisto sua postura. Não acredito, porque o plenipotenciário parece tomado por um poder da pior qualidade, poder que o cega, o destitui mesmo de qualquer sentimento humano. Chego a imaginar que ele não sente, não tem culpa, porque tomado por arrasadora doença mental.

Nesta hora, Castro Alves vem-me à mente irresistivelmente:

 

Mas que vejo eu aí... Que quadro damarguras! É canto funeral! ... Que tétricas figuras! ... Que cena infame e vil...

 Meu Deus! Meu Deus! Que horror!

Dizei-me vós, Senhor Deus,

Se eu deliro... Ou se é verdade.

Herzog ressuscitou em Cleriston.  Para glória de uns poucos. Para a vergonha de toda uma nação que se diz republicana e democrática.

Rezar o Advento

04 de Dezembro de 2023, por João Bosco Teixeira 0

Estamos em pleno ADVENTO. Para aqueles que o celebram, ouso oferecer uma rica página. Trata-se de um texto do Cardeal Tolentino Mendonça, português inspirado, que tem ajudado tanta gente com sua linguagem singela e profundamente pastoral. 

“Advento, tempo de espera. Não apenas de um dia, mas daquilo que os dias, todos os dias, de forma silenciosa, transportam: a Vida, o mistério apaixonante da Vida que em Jesus de Nazareth principiou.

Advento, tempo de redescobrir a novidade escondida em palavras tão frágeis como nascimento, criança, rebento.

Advento, tempo de escutar a esperança dos profetas de todos os tempos. Isaías e Bento XVI. Miqueias e Teresa de Calcutá.

Advento, tempo de preparar, mais do que consumir. Tempo de repartir a vida, mais do que distribuir embrulhos.

Advento, tempo de procura, de inconformismo, até de imaginação para que o amor, o bem, a beleza possam ser realidades e não apenas desejos para escrever num cartão.

Advento, tempo de dar tempo a coisas, talvez, esquecidas: acender uma vela; sorrir a um anjo; dizer o quanto precisamos dos outros, sem vergonha de parecermos piegas.

Advento, tempo de se perguntar: há quantos anos, há quantos longos meses desisti de renascer?

Advento, tempo de rezarmos à maneira de um regato que, em vez de correr, escorre limpidamente.

Advento, tempo de abrir janelas na noite do sofrimento, da solidão, das dificuldades e sentir-se prometido às estrelas, não ao escuro.

Advento, tempo para contemplar o infinito na história, o inesperado no rotineiro, o divino no humano, porque o rosto de um Homem nos devolveu o rosto de Deus”.

O Cardeal Tolentino escreveu esta preciosa página, de beleza até literária, ainda antes de ser feito cardeal pelo Papa Francisco.

De tudo bastar-me-ia isto: Um homem nos devolveu o rosto de Deus.

Que assim seja para todos, com os melhores votos de Feliz Natal e Ano Novo cheio de Graças.

 

Vergonha nacional

22 de Novembro de 2023, por João Bosco Teixeira 1

Quero falar de uma notícia alarmante. É verdade que falar de notícias alarmantes, no Brasil de hoje, é chover no molhado. Cada dia, sob os mais variados pontos de vista, relativos à mais variada temática, somos enxovalhados com novidades desconcertantes, muitas vezes até ofensivas à Constituição.

No dia 4 de novembro p.p., fui tomado de verdadeiro estupor com o conteúdo do Editorial de O TEMPO. Referia-se tal Editorial ao resultado de pesquisa realizado por Leonardo Sales, da UnB (Universidade de Brasília), relativo ao Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Eis o que ali se dizia: “Para cada quatro jovens da classe média, um consegue ser bem sucedido no Exame, enquanto somente um, em cada seiscentos estudantes pobres, consegue atingir o mesmo sucesso”.

Quem dera os dados não fossem reais! Esta, no entanto, parece ser uma hipótese nula. Os dados são mesmo os enunciados. Tanto isso é verdade que o jornal, noutra matéria, ao falar sobre a ansiedade que costuma assaltar os estudantes às vésperas do exame, recomendava: “manter alimentação leve, evitando comidas diferentes do habitual; fazer atividades físicas leves para evitar contusões; assistir a um filme, ler um livro, fazer uma caminhada; conversar com a família e amigos; evite (sic) entrar em grupos de discussão sobre o Enem para evitar estresse; não fazer estudos intensos; se sentir necessidade, revisar anotações e mapas mentais; ter uma boa noite de sono no dia anterior; durma (sic) cedo e acorde (sic) cedo”. Convenhamos: típicas recomendações cabíveis para estudantes da classe média.

Que vergonha! O Enem a consagrar a exclusão dos pobres.O Enem a ratificá-la. A proclamá-la, com todas as letras. O Enem a garantir que aos nossos governantes, não apenas aos atuais, interessa, sim, a pobreza; interessam, sim, os pobres, mantidos com bolsas e bolsas. Nunca tivemos, na esfera nacional, um Governo que tenha feito opção radical pela educação e a consequente extinção da pobreza. Governos, porém, que se dizem socialistas devem estar muito envergonhados. Ou não, pois com tais governos pobres não morrem de fome. E, também, não deixam a faixa da pobreza.

Busquei saber quanto o Governo gasta com esse exame nacional. Não sei se cheguei à conclusão certa de que a taxa de inscrição não paga os custos totais. Ficam faltando muitos milhões.

Ora, o citado pesquisador da UnB “revelou que fatores socioeconômicos, como renda, estrutura da escola e rede de ensino frequentada têm um peso de 85% no resultado de quem faz o Enem”. Se assim é, por que, então, antes de gastar milhões com o Enem não se gastam milhões para adequar e aparelhar as estruturas para a melhoria de tais fatores socioeconômicos? O Enem aconteceria em igualdade de condições para todos. Por que excluir, já na chegada, parcela notável da população?

Não imagino senão uma resposta para tal indagação: aos governos socialistas não interessa eliminar a pobreza. Como ficariam tais governos sem os pobres, que lhes garantem os votos necessários para sua manutenção no poder?

Estou acometido de enorme vergonha. É que, repetindo, devido aos fatores socioeconômicos, “Para cada quatro jovens da classe média, um consegue ser bem sucedido no Exame, enquanto somente um, em cada seiscentos estudantes pobres, consegue atingir o mesmo sucesso”.

Vergonha nacional.