Encontro de Cordas Flausino Valle, pela primeira vez no Espírito Santo

A professora Sofia Leandro (UFSJ) vai compartilhar sua experiência de ensino coletivo com o projeto Pequenos Grandes Violinistas, desenvolvido em São João del-Rei


Educação

José Venâncio de Resende0

fotoFaculdade de Música do Espírito Santo, local do encontro.

Os professores Leonardo Feichas (Universidade de Brasília) e Sofia Leandro (Universidade Federal de São João del-Rei), dois importantes nomes do violino brasileiro, vão participar do VIII Encontro de Cordas Flausino Valle & VI Conferência Nacional Flausino Valle, que acontecerá entre 7 e 12 de julho em Vitória (ES). Com ampla experiência no ensino e na performance, eles vão compartilhar seus conhecimentos em oficinas, aulas e apresentações ao longo do evento. 

Trata-se de um evento anual que presta homenagem ao violinista Flausino Valle (1894-1954), natural de Barbacena (MG), que foi professor do Conservatório Mineiro de Música (em Belo Horizonte-MG) e cuja trajetória como violinista e compositor foi reconhecida internacionalmente. Leonardo Feichas é o maior especialista brasileiro, com projeção internacional, em Flausino Valle. 

É a primeira que o encontro acontece no Espírito Santo, devendo reunir professores, pesquisadores e estudantes da área da performance e do ensino/aprendizagem dos instrumentos de cordas friccionadas. As atividades vão contemplar workshops e capacitação voltados ao ensino coletivo de cordas friccionadas; masterclasses específicas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), oficinas, recitais, mesas redondas e palestras; e a formação/apresentação da orquestra do VIII Encontro integrada pelos alunos participantes. A apresentação de trabalhos científicos ou acadêmicos será feita na VI Conferência Nacional Flausino Valle. 

Encontro mais completo 

Este deverá ser o Encontro mais completo de todos, segundo Leonardo Feichas (UnB), um dos coordenadores do evento. Na Conferência Nacional deste ano, nos dois primeiros dias, além das mesas redondas e das palestras, professores universitários, mestrandos e doutorandos também podem apresentar trabalhos acadêmicos. Os resumos expandidos submetidos por pesquisadores, que tratem do assunto do evento (pedagogia, ensino coletivo e performance das cordas friccionadas, vão ser avaliados e selecionados para participar da programação. Tem havido uma adesão muito grande. Pesquisadores de todo o país já enviaram propostas, disse. Já o encontro propriamente dito, nos dias 7 a 12, é a parte mais artística. 

Outra novidade será a ação pós-encontro, de acordo com Leonardo. Vamos lançar uma chamada de dossiê temático, vinculado à revista acadêmica A Tempo, da FAMES, para que pesquisadores em geral mandem artigos, informou.  

Aposta nas dinâmicas coletivas 

A professora Sofia Leandro, ultimamente, tem optado por destinar boa parte das suas masterclasses a dinâmicas coletivas; portanto, todos os alunos que participarem nas minhas aulas terão oportunidade de desenvolver sua técnica, sua postura e sua relação com o violino, explicou.

Além de o Curso de Música da UFSJ incluir o Violino, temos apostado, através da extensão, no ensino coletivo de violino voltado para crianças e jovens, disse. Sofia coordena o projeto Pequenos Grandes Violinistas que está em plena ampliação. Antes, as aulas eram oferecidas apenas dentro do Departamento de Música. Agora, o projeto já é levado para a Lira Sanjoanense, no centro de São João del-Rei, para a Colônia do Marçal, na ONG NAC Tales, e ainda para Tiradentes, por via da parceria com a Ação Cultural Artes Vertentes. A expansão dos nossos espaços de atuação permite chegar a diferentes comunidades, com diferentes perfis, o que por sua vez expande o campo de aprendizado dos professores, que são discentes do Curso de Música, relatou. 

Por isso, Sofia considera importante a sua participação no Encontro, pois permite-me ter contato com propostas de ensino coletivo com características semelhantes e outras de características bem diferentes. Essas trocas enriquecem o Pequenos Grandes Violinistas. Ao mesmo tempo, divulgar meu trabalho como professora é uma forma de divulgar também o Curso de Música da UFSJ em todo seu potencial de formação pedagógica e artística, enfatizou. 

O VIII ECFV & VI CNFV é organizado pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Brasília (UnB). A coordenação é dos professores Rodrigo Oliva´rez e Tatiana Fernandes (FAMES), Liu Man Ying e Dora Utermohl (UFC) e Leonardo Feichas (UnB).

Veja aqui mais informações sobre o Encontro. 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário