1º Fórum de Economia Circular: estimular o aproveitamento do lixo descartado em São João del-Rei


Economia

Da redação0

Anfiteatro da UFSJ.

O 1º Fórum de Economia Circular de São João del-Rei (1º FEC del-Rei) vai acontecer neste sábado (17) no Auditório da Biblioteca, Campus Santo Antônio, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O evento busca promover a conscientização ambiental e discutir práticas sustentáveis para a gestão de resíduos na região, abordando temas como logística reversa e economia circular. A programação prevê painéis, palestras e exposições, com especialistas, representantes do poder público, artistas, estudantes e empreendedores locais. 

A iniciativa faz parte do projeto Reutilizar para Educar, que integra o Desafio Universitário InpEV 2025, fruto de parceria entre o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) e a Enactus Brasil. O projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 4 e 12, que tratam de Educação de Qualidade e Consumo e Produção responsáveis. 

São João del-Rei possui uma população de 90 mil pessoas e não tem coleta seletiva de lixo”, diz a professora conselheira do Time Enactus, Teresa Bessa. “Apesar de não haver informações oficiais sobre a quantidade de lixo gerado na cidade, aquele que é descartado possui potencial para reutilização, em atividades de melhoria da qualidade em educação com a aprendizagem criativa e a produção de artesanato e outras aplicações. 

Desse modo, o Time Enactus busca interagir com empreendedores locais para desenvolvimento de uma economia circular que utilize o lixo descartado, identificando os materiais, potenciais de uso e aplicações, além da logística de coleta e distribuição, valoração, armazenamento e conscientização de uma cultura de reutilização e reciclagem na cidade. 

O Enactus Brasil é parte de uma organização internacional sem fins lucrativos que está em mais de 30 países e se dedica a inspirar jovens universitários a melhorar o mundo por meio da Ação Empreendedora. Nosso papel é conectar o mundo corporativo e o mundo acadêmico, criando um ambiente para que a energia e a criatividade dos universitários tragam respostas às demandas por negócios mais sustentáveis, explica a professora Tereza.

Outro objetivo é criar soluções de impacto socioambiental para comunidades e empresas parceiras, bem como formar líderes dispostos a construir um mundo melhor e um país mais justo.

Veja aqui mais informações.  

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário