Uma tarde de conexões, conversas e troca de informações e experiências sobre como criar e incentivar a cultura de ciência, tecnologia e inovação no setor público, nas empresas e, principalmente, na própria comunidade. Assim foi a reunião do Fórum Regional de Resiliência e Diversificação Econômica pela Política Pública de Inovação e Tecnologia (FIT), que aconteceu no dia 30 de abril no Anfiteatro da UFSJ – Campus Santo Antônio, em São João del-Rei.
Estiveram presentes representantes do poder público, de instituições de ciência e tecnologia, empresários e comunidades dos municípios de São João del-Rei, Coronel Xavier Chaves, Lagoa Dourada, Resende Costa, Itabirito, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Ouro Preto e Congonhas.
Ficou evidente no encontro “a importância da interação entre governo, instituições de ensino e pesquisa, empresas e sociedade (a chamada quádrupla hélice) para a construção de uma região mais inovadora, que pensa em políticas de incentivo à ciência e tecnologia, promovendo desenvolvimento social e econômico”, diz Lívia Maria Braga Resende, gestora do Programa para o Fortalecimento do Ecossistema de Inovação da Microrregião de São João del Rei (PROINOVA).
Concluiu-se que, “quando um município trabalha sozinho, ou uma instituição de ensino promove ações de pesquisa e desenvolvimento sozinha, as ações acabam não tendo o impacto que elas poderiam ter na sociedade como um todo”, acrescenta. “Quando unimos a quádrupla hélice e todos trabalham juntos, pensando em iniciativas que possam ser adotadas em conjunto, temos um impacto considerável na sociedade, tanto culturalmente falando, quanto economicamente.”
Para Edmar Assis, Secretário de Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico de Resende Costa, a participação no encontro “fortalece o posicionamento do município no cenário regional de inovação e desenvolvimento. O evento promove a troca de experiências, incentiva parcerias e abre caminhos para novas oportunidades nas áreas de turismo, economia criativa e políticas públicas, contribuindo diretamente para o crescimento sustentável da cidade”.
Além do ProInova, participaram da organização do encontro – formando o Ecossistema de Inovação do Campo das Vertentes (InovaVertentes) – o NETEC - Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica/Incubadora de Base Tecnológica da Universidade Federal de São João del-Rei (NETEC-UFSJ), a Associação Comercial e Industrial/CDL de São João del Rei, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de São João del-Rei e a empresa Ethos Consultores.
O FIT foi patrocinado por UaiRango, Evler Incorporadora e Construtora, Rockfort Hub de Inovação, Café Soberano, AXOL Engenharia, Sicredi, Conecta, SH3 Informática, Ademicon Consórcios e Fibra Centro Automotivo. O evento teve como apoiadores: CyRoS - Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ, UNIPTAN, IFSUDESTEMG, Silicon DrinkAbout e Prefeitura Municipal de São João del-Rei.
InovaVertentes
Lívia Resende enfatiza o protagonismo do InovaVertentes ao trazer o Fórum para São João del-Rei. “O InovaVertentes é o grupo que reúne os atores do ecossistema de inovação da nossa região. As demandas e ações promovidas são definidas em reuniões realizadas mensalmente. Os encontros são abertos a todos que tenham interesse em contribuir com as atividades que visam fortalecer a conexão entre as pessoas que trabalham para estimular a inovação e o desenvolvimento do Campo das Vertentes.”
Atualmente, participam das reuniões representantes de universidades, empresas, instituições de ensino e prefeituras, entre outros. Os encontros acontecem, às 9h, sempre na segunda terça-feira de cada mês na sede de algum dos parceiros. A próxima edição será no dia 13 de maio, no UNIPTAN.