Enduro das Lajes movimenta Resende Costa e reforça tradição do Enduro de Regularidade


Esporte

Vanuza Resende0

Percurso impôs inúmeros desafios aos pilotos

Com largada e chegada no Centro de Atendimento ao Turista - CAT, o tradicional Enduro das Lajes completou sua vigésima quinta edição em grande estilo no último dia 30 de março. O evento, que já se tornou parte do calendário esportivo de Resende Costa, reuniu 88 pilotos de 41 cidades e dois estados, movimentando o turismo e a economia locais.

Organizado por entusiastas da modalidade, o Enduro das Lajes mobiliza famílias, lota pousadas, impulsiona o comércio e reforça a vocação da cidade para o turismo. “O impacto é muito bom. Os pilotos trazem as esposas, mães, famílias inteiras. Enquanto eles estão nas trilhas, as acompanhantes passeiam, compram e aproveitam a cidade. É bom para todo mundo: lojas, hotéis, postos de combustível, todo o comércio se beneficia”, avalia Jonas Pinto, um dos organizadores do evento e que também conta com a organização de Júlio Assis.

A largada e a chegada no CAT facilitaram ainda mais a interação entre o esporte e o turismo. “A estrutura lá é ótima e, por estar no centro do (comércio de) artesanato, a família dos pilotos acaba aproveitando esse lado também”, destacou Jonas.

 

Novo percurso em 2025

Neste ano, o percurso variou entre 119 e 132 quilômetros, passando por trilhas inéditas em direção a Desterro de Entre Rios. “Fizemos abastecimento antes do povoado do Miranda, sentido Desterro de Entre Rios. E seguimos por novos caminhos até o povoado do Cajuru. Algumas trilhas foram novidade até para mim e para o Júlio, que somos da organização”, revelou.

A competição segue o formato de regularidade, no qual vence o piloto mais preciso ao seguir as orientações de velocidade, paradas e ritmo. Com o uso de GPS e monitoramento via satélite, os participantes devem passar por pontos específicos no tempo exato. “É um rally de regularidade. Quem perder menos pontos nos controles é o campeão”, explicou Jonas.

Resende Costa também foi bem representada. Rodolfo ficou em primeiro lugar na categoria graduado; Marciano em quarto na intermediária e Alemão foi o terceiro na Over-55. Jonas e Ednei também participaram, com bons resultados. “Além de organizar, a gente compete e leva o nome da cidade para fora. Nós vamos neste mês para o Enduro em Rodeiro, depois Lavras. Seguimos representando”, afirmou.

Segundo Jonas, a organização do Enduro das Lajes se destaca justamente pela seriedade. “Por ser uma etapa do Campeonato Mineiro, a exigência é grande. Se a gente falha, pode ficar fora da próxima edição. Por isso, fazemos tudo certinho: planilha, levantamento, percurso. É isso que diferencia nossa prova das demais.”, conclui Jonas.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário