Aluno da Escola Municipal Paula Assis é destaque em matemática


Educação

0

O aluno Eduardo com a professora coordenadora da OBMEP Cláudia Vasconcelos

A Escola Municipal Paula Assis, no povoado do Ribeirão de Santo Antônio, município de Resende Costa, tem muito que comemorar. O aluno Eduardo Geraldo de Assis, do 9º ano do Ensino Fundamental, participou de um encontro com alunos selecionados pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento aconteceu entre os dias 10 e 15 de julho, no Hotel Bucsky, em Nova Friburgo (RJ). Estiveram presentes aproximadamente 300 alunos, que se destacaram no “Programa de Iniciação Científica” (PIC 2009).

Os alunos participaram de diversas atividades com professores de universidades de várias regiões do país. A principal finalidade desse evento foi dar continuidade ao trabalho que os estudantes desenvolveram no Programa de Iniciação Científica.
Outras atividades também fizeram parte do encontro, entre elas jogos, recreações e esportes. O motivo principal dessa reunião de jovens talentos é criar oportunidades para que possam iniciar amizades e manter contato com colegas que possuem interesses comuns.

Maria Goretti Resende, professora de matemática na Escola Paula Assis, se orgulha do seu aluno Eduardo e revela a alegria de toda a comunidade escolar: “a Escola Municipal Paula Assis se orgulha de possuir alunos que já estão brilhando, antes mesmo de concluírem a Educação Básica. O aluno Eduardo é um, de vários exemplos, que a escola possui”.

No currículo do Eduardo já se encontram duas medalhas de bronze e uma menção honrosa, premiações conquistadas por ele na OBMEP. E foi justamente a medalha de bronze que possibilitou a Eduardo participar e se destacar, dentre tantos estudantes, no “Programa de Iniciação Científica”.

Além de ser bolsista do programa e medalhista de bronze duas vezes consecutivas na OBMEP, Eduardo já recebeu prêmios como um notebook e uma quantia em dinheiro equivalente a mil reais.

A professora Goretti destaca a importância da participação do aluno no programa: “A participação do aluno Eduardo no Programa de Iniciação Científica é de enorme importância para o seu currículo, pois antes mesmo de ingressar em uma universidade já iniciou estudos em atividades de pesquisa”. “O mais importante de tudo isso é saber que existem alunos que se interessam em aprender muito mais do que os livros didáticos oferecem e muito além do que é produzido na sala de aula”, conclui a professora.