Led lança “Geografia entre Brumas”, novo livro de crônicas do poeta Evaldo Balbino

Projetos gráfico e editorial das versões digital e impressa da obra foram criados e desenvolvidos por alunos do Curso de Letras: Tecnologias de Edição do CEFET-MG. Publicação sai em parceria com a ALSJdR.


Cultura

Por Stephanie Maria Mendes Gonçalves e Hully Hernandes0

Capa de Geografia entre Brumas, novo livro do escritor Evaldo Balbino (Imagem divulgação)

O lançamento virtual do livro “Geografia entre Brumas” do poeta e escritor Evaldo Balbino, versões digital (e-book) e física (impresso), aconteceu no dia 15 de fevereiro último, terça-feira, às 19 horas. O escritor é conhecido pelos prêmios que recebeu em instituições, como a Fundação Clóvis Salgado, o Suplemento Literário de Minas Gerais, a Academia de Letras da Bahia e a União Brasileira de Escritores. Além disso, assina a coluna Retalhos Literários no Jornal das Lajes e publica mensalmente crônicas no jornal literário Linguagem Viva. As edições do novo livro são um trabalho da Led (Editora-Laboratório do Curso de Letras: Tecnologias de Edição do CEFET-MG), que saem em parceria com a ALSJdR (Academia de Letras de São João del-Rei). 

“Geografia entre Brumas” é o décimo livro de Evaldo Balbino e o seu terceiro de crônicas. A obra traz ilustrações de Elimar do Carmo, arquiteto, ilustrador e designer gráfico, que desenvolveu os desenhos em nanquim a partir de suas percepções ao ler os textos. O prefácio foi escrito por Regina Coelho, professora, escritora, colunista do Jornal das Lajes e membro da Academia de Letras de São João del-Rei. Para a prefaciadora, a coletânea apresenta a observação de fatos importantes, prosaicos ou miúdos do cotidiano. Além disso, ela enfatiza que a qualidade da obra está relacionada à beleza da linguagem e à utilização da metalinguagem presentes em vários trechos do livro. 

O livro compõe-se de 38 crônicas nas quais o processo da memória é o fio condutor. Na tessitura dos enredos, dos casos, das personagens e dos fatos que vêm à tona, a escrita se mostra numa constante revolução da linguagem e na utilização de lembranças para reconstruir passados e presentes. Com sua prosa poética, o escritor mineiro de Resende Costa, professor da UFMG, brinda-nos com momentos de reflexões e caminhares, andares e reminiscências. Perfis, anedotas, humor, infâncias recriadas, os mestres e amigos e colegas reconstruídos carinhosamente – tudo isso se perfaz nas composições que mesclam dor e alegria, vida e morte, dia e noite, passado e presente, ou seja, a vida. Nesse sentido, o escritor destaca na crônica “Brincadeiras na Roça” que “Nem o tempo que passa é nossa escolha. Ainda bem que temos a memória, para nossa salvação, nesta barca se indo sempre para o futuro”.

Ao longo do livro, Evaldo Balbino tece, pela reconstrução memorialística, homenagens a todos os professores que para ele lecionaram entre 1984 e 1994: Tia Jusceia, tia Lúcia do João Bosco, dona Dilma, Regina Azevedo, João Bosco do Zé Mendonça, Tia Turca, Adenorzinho, dona Aleluia, Ana do Galo, dona Ângela, Cidinha da dona Nita, dona Eleana do Tatita, Fatinha Coelho, Myrian do Cassiano, Maria Moreira, José Antônio Resende, Regininha, Regina Coelho, Elzi Reis, Alvair do Vavá, Maria Lúcia Chaves, Tião Melo, dona Maria da Penha, Ermínio, Eli, Lúcia Resende, Mário Márcio, Doralice da Emater, dona Iêda Melo, seu Élson, César da Farmácia, Regina Argamim, Maria José, Cláudia do Sandro, Marcos, Camilinho, Tela Coelho, Stela Vale Lara, Ana Cláudia e dona Inácia.

Do mesmo modo, em comemoração do reencontro em 2014 da turma de 3º ano do Ensino Médio que se formou com o autor em 1994, comparecem os amigos e colegas: Adriano, Ana Paula, Alex, Aline Caldeira, Andreia, Cacá, Clébia, Dinho, Eliane, Ilneia, Júnia, Kely, Listevan, Luciana, Luciene, Paulo Cesar, Regina, Renata, Ricardo, Sônia, Vítor.

O evento virtual de lançamento foi transmitido pelo canal da Led no YouTube e contou com a participação do autor Evaldo Balbino, do ilustrador Elimar do Carmo, da prefaciadora e representante da ALSJdR Regina Coelho, do representante dos alunos que atuaram no projeto editorial Murilo Vale e dos professores Elaine Martins e José Muniz. A versão digital (e-book) do livro estará disponível para ser baixada gratuitamente no site da Led. Já a versão impressa poderá ser adquirida no site do autor (www.evaldobalbino.com.br).

 

Sobre o autor

Evaldo Balbino é poeta e escritor. Licenciado em Letras, mestre em Literatura Brasileira e doutor em Literatura Comparada pela UFMG. Realizou Pós-doutorado em Estudos Literários na USP em 2017. É professor de Português e pesquisador de Literatura, também na UFMG, e é membro da Academia de Letras de São João del-Rei.

 

Sobre o ilustrador

Elimar do Carmo é arquiteto urbanista por formação, designer gráfico e ilustrador. Já atuou como desenhista voluntário do Jornal das Lajes, ilustrando crônicas de autores locais e temas gerais. 

 

Sobre a Led

É a Editora-laboratório do Bacharelado em Letras: Tecnologias de Edição do CEFET-MG. Tem por objetivo proporcionar ao corpo discente um espaço permanente de reflexão e experiência para a prática profissional com a edição de diversos materiais. Tem como princípios fundadores: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; a integração entre formação teórica e formação prática; e a valorização do aprendizado horizontal e autônomo.

 

Sobre a Academia de Letras de São João del-Rei

É uma associação civil de direito privado, com finalidades culturais, sem fins lucrativos, criada em 8 de dezembro de 1970, instalada em 21 de janeiro de 1971, com sede e foro na cidade de São João del-Rei e com prazo de duração indeterminado. Dedicada ao ramo das Letras e das Artes, seus membros atuam na publicação de livros, obras literárias e revistas e na participação em jornais.

 

Serviço

Livro físico

Título: Geografia entre brumas

Autor: Evaldo Balbino

Editoras: Led; ALSJdR

Ano de publicação: 2022

Páginas: 200 

Disponível em: www.evaldobalbino.com.br 

Preço: R$30,00 com frete grátis em pré-lançamento até o dia 22/03/2022

 

E-book - Download Gratuito

Título: Geografia entre brumas

Autor: Evaldo Balbino

Editoras: Led; ALSJdR

Ano de publicação: 2022

Páginas: 200 

Disponível em: https://www.led.cefetmg.br/geografia-entre-brumas/ 

Preço: Gratuito

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário