Há 20 anos, funciona em Coronel Xavier Chaves a Usina de Triagem e Compostagem de Lixo e Centro de Referência em Educação Ambiental “José Bento de Castro” – pioneira em reciclagem de lixo na microrregião do Campo das Vertentes com sede em São João del-Rei. A coleta do lixo é feita três vezes por semana, inclusive na zona rural, num total de 18 toneladas por mês.
Segundo Roberto Carlos, o Beto, supervisor da Usina desde o início, são recolhidos lixo seco (papel, papelão, plástico, alumínio, vidro etc.) e orgânico (restos de comida, podagem de grama, frutas estragadas, cascas etc.). O lixo reciclável é separado e enviado para leilão. Já o lixo orgânico é utilizado para produzir adubo, enquanto o rejeito é destinado a aterro licenciado em Juiz de Fora.
A Usina recebeu obras de melhoria, que contempla reforma geral do espaço de triagem (novo revestimento, parte elétrica, pintura e organização do espaço), de acordo com a página da prefeitura municipal no facebook. O investimento, no valor de R$ 439,66 mil, abrange ainda construção de área de transbordo; estufa; cobertura da área de peneira; perfuração de um poço artesiano; fechamento do espaço da usina com alambrado; construção de refeitório, escritório e banheiro com chuveiro; serviço de jardinagem; calçamento; aquisição de mobiliário e outras intervenções.
LINK RELACIONADO: