O projeto de engenharia para a execução de melhoramentos e pavimentação da rodovia LMG 839 (trecho Resende Costa – São Tiago) já foi concluído e o DER-MG aguarda apenas a autorização para abertura de procedimento licitatório para contratação da obra. É o que revela Nelson de Andrade Reis, vice-diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG). “Caso seja autorizada a licitação das obras e ocorra a liberação do licenciamento ambiental do trecho, há possibilidade de início em 2014”.
Em entrevista ao JL(ver edição de janeiro/2014), o ex-prefeito de Resende Costa, Gilberto Pinto, disse que esta obra pode ser acelerada justamente porque já foram feitos o licenciamento ambiental e as desapropriações, além de a estrada estar toda cercada. O deputado estadual Rômulo Viegas disse ao JL (ver edição de dezembro/2013) que a obra de asfaltamento da rodovia LMG 839 deve ser incluída no “Programa Caminhos de Minas”.
Caminhos de Minas - Nelson Reis também fez um balanço do Programa Caminhos de Minas, do Governo do Estado, anunciado em 2010 e que contempla a execução de obras em 247 segmentos rodoviários, totalizando cerca de 8 mil quilômetros. A primeira fase do programa contemplou a elaboração de projetos de engenharia, imprescindível à contratação das obras, disse o vice-diretor do DER-MG. “Já estão concluídos os projetos de 93 trechos com extensão total de 2,7 mil km. Outros 92 projetos estão em andamento/contratados. São mais 2,6 mil km de rodovias”.
De acordo com Nelson Reis, em termos de execução, o Programa Caminhos de Minas já concluiu seis obras (cerca de 41 km) e tem outros 38 trechos em andamento (890 km). Assim, são 44 obras entre concluídas e em andamento, para um total de 931 km. Além disso, 12 obras estão em fase de contratação, somando 330 km. Os recursos para investimento no Programa foram obtidos pelo Governo do Estado por meio de realização de operações de crédito junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e ao Banco do Brasil.
O ex-prefeito de Resende Costa e atual gerente regional de saúde, José Rosário Silva, considera positivo o asfaltamento da rodovia por diminuir distâncias e promover maior aproximação com São Tiago, duas “cidades produtivas e irmãs”. Na sua opinião, a obra vai contribuir para melhorar o escoamento da produção agropecuária e do artesanato.

João Monteiro de Oliveira - 15/02/2014
João Monteiro de Oliveira. Este conceituado jornal, em protesto, não deveria mais publicar notícias sobre essa estrada, O assunto está servindo para promover políticos e funcionários. Chega.