Em São João del-Rei, sucesso na ação “Bota Fora” e avaliação positiva do “Tarifa Zero”


Cidades

José Venâncio de Resende0

fotoFotos Divulgação

Cerca de 10 toneladas de material inservível foram recolhidas, entre os dias 9 e 11 de junho, nos bairros de São João del-Rei, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. A chamada ação “Bota Fora” teve como objetivo “oferecer à população uma destinação adequada para objetos sem utilidade, como eletrodomésticos, colchões, sofás, móveis antigos e material volumoso que, muitas vezes, acabam sendo descartados de forma irregular em vias públicas, terrenos baldios e áreas verdes”, informou Antônio Lombardi e Welton de Souza da equipe de Fábio da Silva.

Nesses dias, foram mobilizados diariamente três caminhões e cerca de 30 profissionais, fruto da atuação de várias secretarias municipais, bem como do apoio de militares do 11º Batalhão do Exército e de colaboradores da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e da participação ativa da comunidade. Além da contribuição para a limpeza urbana, a iniciativa gerou benefícios diretos para a saúde pública e para a preservação ambiental.

Entre os principais resultados, a equipe coordenadora destacou a redução de locais propícios à proliferação do mosquito da dengue e de outras pragas urbanas, como ratos e escorpiões. A ação também ajudou a evitar o descarte irregular de resíduos em Áreas de Preservação Permanente (APPs), contribuindo para a proteção dos recursos hídricos e para a conservação do meio ambiente. Outro impacto importante foi a melhoria da organização e da limpeza dos bairros atendidos, proporcionando espaços públicos mais seguros, acessíveis e agradáveis para a população.

Tarifa Zero

Com um ano de operação, o programa “Tarifa Zero” recebeu a  aprovação de  83% da população e a injeção de R$ 5,4 milhões mensais na economia local, informou a Prefeitura Municipal. Uma pesquisa realizada entre os usuários do sistema mostra que o programa beneficiou sobretudo as classes mais baixas como D e E.

O programa, assim, consolida-se como “a principal política pública de inclusão social e fomento econômico da história do município”, ressalta o comunicado oficial. “Mais do que um benefício de transporte, o programa se tornou um motor de circulação de renda, garantindo o direito de ir e vir da população, aliviando o orçamento das famílias mais vulneráveis.”

O levantamento estatístico mostrou que o Tarifa Zero cumpre sua função primordial de justiça social, prossegue o comunicado. “Atualmente, 92,76% dos usuários do sistema pertencem às classes D e E, com renda familiar de até dois salários-mínimos. Para este público, o transporte gratuito não é apenas uma conveniência, mas uma necessidade básica para a manutenção da subsistência e acesso a serviços essenciais.”

De acordo com a pesquisa, 56% dos passageiros utilizam os ônibus diariamente. Entre os principais motivos de deslocamento, o trabalho lidera com 45% das viagens, seguido pelo acesso a serviços de saúde, que responde por 21,15%. “Esses números comprovam que o programa é um facilitador direto da empregabilidade e do cuidado com a saúde da população.”

Um dos dados mais expressivos é a eficiência financeira do programa como política de estímulo econômico. “Cada usuário economiza, em média, R$ 160,83 por mês com a gratuidade das passagens. Esse valor, que antes era destinado exclusivamente ao transporte, agora permanece no bolso do cidadão e é redirecionado para o consumo de bens e serviços dentro da própria cidade.”

O impacto macroeconômico do Tarifa Zero é “notável”: cerca de R$ 5,4 milhões deixam de ser gastos em passagens e passam a circular no comércio local todos os meses. “Ao analisar o custo-benefício para os cofres públicos, o resultado é contundente: o programa possui um custo operacional mensal de R$ 1,2 milhão, mas devolve para a economia de São João del-Rei um valor 4,5 vezes maior do que o investido, todos os meses.”

A gratuidade do transporte público gera um efeito cascata de benefícios em diversos setores da administração pública e da iniciativa privada, acrescenta o comunicado oficial. “Para as empresas locais, o Tarifa Zero representa uma redução significativa nos custos operacionais e maior facilidade no deslocamento de colaboradores, aumentando a competitividade do setor produtivo. Para o cidadão, o programa ampliou as possibilidades de lazer e integração social, permitindo que a população ocupe os espaços públicos da cidade de forma democrática.”

Assim, o programa é considerado também “uma ferramenta de liberdade econômica e uma política pública nunca antes vista em nossa cidade nos últimos tempos. O dinheiro que o cidadão economiza no ônibus vira comida na mesa e movimento no comércio do bairro, impulsionando a economia local e facilitando a vida dos cidadãos”. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 20 de maio de 2026. Contou com um espaço amostral de 383 entrevistas presenciais realizadas em sete regiões estratégicas de São João del-Rei. O estudo apresenta uma margem de erro de 5% e um nível de confiança de 95%, seguindo rigorosos padrões técnicos de coleta e análise de dados.

Fonte: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Assessoria de Comunicação / Prefeitura Municipal 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário