Resende Costa encerra o mês de janeiro com 22.069 doses de vacinas contra Covid-19 aplicadas

Cerca de 5% da população que recebeu primeira dose não retornou para receber a segunda; pasta explica a situação e reforça a necessidade da vacinação


Saúde

Vanuza Resende0

De acordo com a Secretaria de Saúde de Resende Costa, a cidade encerrou o mês de janeiro com 22.069 doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas, sendo 9.223 de primeira dose, 8.841 segunda dose, 350 dose única, 3.461 dose de reforço e 194 doses de vacinas pediátricas, em crianças de 5 a 11 anos de idade.

Com a campanha de vacinação ainda em andamento, chama a atenção o número de pessoas que não retornaram para receber a segunda dose. Ao todo, 382 pessoas receberam a primeira dose da vacina, porém não retornaram para completar o esquema vacinal. O número corresponde a 5% do total de vacinados. A enfermeira Núbia Augusta Resende Vale, coordenadora do Serviço de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, suspeita que algumas dessas pessoas podem ter sido vacinadas em outros municípios. “Parte dessa diferença pode ser entendida pela hipótese dessas pessoas terem recebido a segunda dose em outro município. No início da vacinação, a Secretaria Estadual de Saúde recomendava que a pessoa recebesse a vacina contra Covid-19 na cidade onde mora ou onde trabalha. Hoje a vacinação está um tanto mais flexível quanto a isso. O paciente consegue se vacinar em qualquer localidade. Os Agentes Comunitários de Saúde realizam, frequentemente, busca ativa pelos faltosos e orientam os mesmos sobre a importância de se vacinar.”

No entanto, mesmo com a possibilidade de a pessoa ter completado o esquema vacinal em outra cidade, Núbia afirma que, após o aumento de casos da doença, muitos procuraram o centro de vacinação. “Considerando também a nova onda de casos confirmados para Covid, foi possível observar a preocupação da população de estar com o esquema vacinal em dia, e esse fato fez com que pessoas que ainda não tinham sido vacinadas procurassem pela sua dose de proteção.”

A Secretaria Municipal de Saúde continua vacinando a população em primeira, segunda e terceira doses ou dose de reforço. Para receber a terceira dose, é necessário ter completado quatro meses da segunda dose. A segunda dose da Coronavac, Astrazeneca e Janssen, para adultos que já receberam a primeira dose de um desses imunizantes, precisa ser agendada na sala de vacinas do município, localizada na Praça Marcos Reis, número 60, centro de Resende Costa. O telefone para contato é (32) 3354-1657.

Para receber a vacina contra Covid-19, a pessoa não pode ter contraído a doença nos últimos 30 dias nem apresentar sintomas gripais. É necessário também apresentar cartão do SUS ou CPF e cartão de vacinas.

“Sabemos que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a forma grave da doença. É apenas com a imunização em massa que vamos conseguir diminuir os riscos e voltar aos trilhos da normalidade. Por isso, procure o Posto de Saúde e receba sua dose da vacina contra Covid-19. A vacina está disponível para toda a população, de acordo com a programação divulgada”, conclui a enfermeira Núbia Vale.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário