Visitas guiadas pela Rota das Cerejeiras em Flor, promovidas pelo Município de Resende, em Portugal, são uma espécie de preparação para o habitual Festival da Cereja que acontece este ano em dois finais de semana: 3 e 4 e 10 e 11 de junho. As visitas ocorrem até o final de abril, altura em que as encostas do rio Douro, em Resende, se cobrem de branco devido à floração das cerejeiras, proporcionando um cenário de rara beleza.
Do programa da Rota das Cerejeiras em Flor consta uma visita guiada ao Museu Municipal de Resende e uma viagem pelas freguesias de S. João de Fontoura, S. Pedro de Paus, Barrô e S. Martinho de Mouros, onde o cultivo de cerejeiras é mais evidente. Finaliza com uma visita ao Centro Interpretativo da Cereja, em S. Martinho de Mouros, onde uma técnica mantém o diálogo com os visitantes e explica o desenvolvimento da fileira da cereja, e com a oferta de uma degustação de produtos locais derivados da cereja, como compotas, licores e chá de pés de cereja. Os visitantes são, ainda, convidados a participar de um workshop dedicado à cerejeira em flor.
Caso não tenha oportunidade de agendar uma visita guiada, os turistas podem fazer um passeio em família pelo Douro e admirar as cerejeiras em flor durante a primavera. Já a afamada cereja de Resende poderá ser apreciada no Festival da Cereja, que apresenta o delicioso fruto, sempre acompanhado de animação e música popular.
Freguesia de Paus
Em 26 de março, a Festa da Cerejeira em Flor regressou à Freguesia de Paus, com a atuação de ranchos folclóricos e banda de música, demonstrando a cultura popular e tradicional da região. A festa foi organizada pelo Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus, com o apoio do Município, realizando-se com a atuação em palco dos anfitriões, da banda musical de São Cipriano “A Velha”, do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade e do Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere.
Fonte: Notícias de Resende