Chega ao fim a 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Emanuelle Ribeiro0

Foi encerrada no último dia 31 de janeiro a 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes, considerado o maior evento do cinema brasileiro contemporâneo. Em 2015, foi apresentado ao público mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias mundiais e nacionais, além das manifestações da arte no cenário da barroca Tiradentes. A Mostra ainda reuniu homenagens, oficinas, debates, seminários, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performances, encontros e diálogos, atrações artísticas, numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público.

Os vencedores da 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes foram conhecidos na noite do dia 31, durante a cerimônia de encerramento. O filme “Mais do que eu possa me reconhecer", de Allan Ribeiro, do Rio de Janeiro, foi eleito pelo júri da crítica o melhor longa-metragem. A produção ficou ainda com o Troféu Barroco 2015 e o prêmio de 50 mil reais dado pelo Itamaraty, além de serviços oferecidos por parceiros do evento. 

O “O Dia do Galo” venceu na categoria júri popular. O documentário longa-metragem de Cris Azzi e Luiz Felipe Fernandes mostra a saga de 10 torcedores no dia da final da Libertadores da América em 2013. Já o filme “Estátua”, de Gabriela Amaral Almeida, de São Paulo, foi escolhido pelo júri da crítica como o melhor curta-metragem.

Demais premiados: melhor longa-metragem, Júri Jovem - “O Tempo Não Existe no Lugar Onde Estamos”, de Dellani Lima (MG); Melhor curta-metragem, Júri Popular - “De Castigo”, de Helena Ungaretti (SP); Melhor curta-metragem, Prêmio Aquisição Canal Brasil - “Outubro Acabou”, de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes (SP).

 

Confiram alguns momentos da Mostra registrados pelos fotógrafos Leonardo Lara, Nereu Jr. e Biel Machado:

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário