Escola de Futsal "Os Afonsinhos", de Resende, ganha troféu "Quinas de Ouro 2018", em Portugal

José Venâncio de Resende 0

A Escola de Futsal "Os Afonsinhos", da Freguesia de São Martinho de Mouros, em Resende, norte de Portugal, recebeu no dia 19 de março, o troféu “Quinas de Ouro 2018”, o principal prêmio desportivo português conferido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) e Sindicato de Jogadores de Futebol Profissional (SJFP). Entre os vencedores, estavam nomes conhecidos como o treinador José Mourinho e o jogador Cristiano Ronaldo, além da Universidade Beira Interior (Prêmio Universitário).

O projeto Clube Atitudes Traquinas Os Afonsinhos do Centro Escolar de São Martinho de Mouros foi premiado na categoria “Prêmio Escolar”. Trata-se de projeto pioneiro de introdução do futsal no primeiro ciclo escolar (primeiro ao quarto anos) – alunos com idades entre 6 e 10 anos, com o objetivo de proporcionar a prática do esporte tendo como pilares a excelência escolar e a inclusão social.

A escola foi fundada em 2010 por Marcos Antunes, ex-jogador de futebol e de futsal e treinador/monitor de desporto da Escola Superior de Educação de Viseu. O projeto é fruto de parceria dos Afonsinhos com a Câmara Municipal de Resende, a Federação Portuguesa de Futebol e o Sport Lisboa Benfica.

Os Afonsinhos trabalham em conjunto com a escola Básica de São Martinho de Mouros. Na época desportiva de 2016/2017, o clube passou de 10 para 45 atletas federados e acrescentaram-se mais 25 atletas na Academia. A academia foi criada devido à crescente procura por parte dos jovens e respectivos pais. O clube participa em seis escalões de Futsal da Associação de Futsal de Viseu. Em 2017/18, a Academia proporciona a prática do Futsal, informal ou federado, a cerca de 100 jovens.

Na época 2016/2017, a equipe de juvenis Os Afonsinhos conquistou o título de Campeã Distrital de Futsal Juniores B. O título distrital da Associação de Futsal de Viseu foi conquistado entre 12 equipes que disputavam o Campeonato, representando os concelhos (municípios) da região do norte de Portugal.

LINK RELACIONADO:

-Afonsinhos de Resende: sintonia perfeita entre futsal e escola - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/afonsinhos-de-resende-sintonia-perfeita-entre-futsal-e-escola/1988/

-"Quinas de Ouro 2018": "Os Afonsinhos" conquistaram "Prémio Escolar" - https://www.youtube.com/watch?v=o-guYENNb4Q&feature=youtu.be

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário