Queijo Jacuba de Coronel Xavier Chaves é eleito o melhor queijo minas do estado

Vanuza Resende0

A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais) anunciou, no dia 20 de outubro último, os vencedores do 13º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. O Queijo Jacuba, produzido por Maria Teresa Viana, em Coronel Xavier Chaves, no Campo das Vertentes, com 2.964 pontos, de um total de 3.500, foi o ganhador do concurso.  Em segundo lugar, ficou o Queijo Dona Cecília (2.911,25), seguido do Queijo Sítio Real (2.888,7). Os jurados avaliaram cinco quesitos: apresentação, cor, textura, consistência e sabor e também aroma.

Sem tradição na produção de queijo, Maria Teresa comprou uma propriedade rural no município de Coronel Xavier Chaves após se aposentar. A partir daí e com o entusiasmo na nova propriedade, ela se dispôs a fazer o queijo minas. Depois de muito esforço, Maria Teresa conseguiu aperfeiçoar a técnica na produção do laticínio até se tornar a campeã do 13º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal.

Nesse ano, disputaram o título de melhor do estado 132 queijos, das oito regiões caracterizadas como produtoras do Queijo Minas Artesanal, incluindo o Campo das Vertentes. 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário