Voltar a todos os posts

Música para confortar a quarentena

01 de Abril de 2020, por Renato Ruas Pinto

Tempos difíceis, de apreensão e preocupações com a saúde, com o sustento e com o futuro. Nestas horas, só uma boa música para esquentar a alma. “Vinum et musica laetificant cor”. O vinho e a música alegram o coração, já diziam os romanos (a tradução é cortesia do meu pai, o Rosalvo). Sobre o vinho, deixo para a Amana Castelo Branco, do Casal Gastrô-MG, para falar a respeito. Já sobre música, posso dar algumas sugestões para alegrar a quarentena. Confira algumas dicas de ótimos discos para se ouvir nestes dias.

“Caravanas”, Chico Buarque: já faz um tempo que o mestre da canção, e um dos maiores compositores brasileiros, diminuiu o ritmo de suas produções musicais. Enquanto se dedica a outras artes, como a literatura, os seus lançamentos de álbuns têm sido cada vez mais espaçados. Porém, quando sai uma novidade, é certeza de coisa boa. Em “Caravanas”, de 2017, Chico nos brindou com mais um álbum autoral de altíssima qualidade em suas letras e melodias. Chico continua com a pena afiada e com musicalidade apurada, como os arranjos belíssimos do disco mostram.

“Cantante”, Mariana Nunes: uma das mais belas vozes da nova geração de cantoras, Mariana Nunes acabou de lançar “Cantante”, um disco lindíssimo onde mostra a qualidade e precisão do seu canto e interpretação. A produção é assinada pelo respeitado Jaques Morelenbaum e reúne nos instrumentais um time de feras como Lula Galvão (violão), Jorge Helder (baixo) e Cristóvão Bastos (piano), além de convidados como Ed Motta. Com certeza é um trabalho que preciso dedicar tempo para uma resenha mais elaborada, mas fica a dica. “Cantante” é um ótimo exemplo para provar o que escrevo sempre nesta coluna: a música brasileira continua viva e emocionando.

Os discos acima – e outros que recomendarei em breve – estão disponíveis nas plataformas de streaming como Spotify e Deezer. Aproveitem o tempo da quarentena para ouvir com calma. Ouvir um álbum inteiro é um hábito que estamos perdendo, mas que é muito legal e importante, especialmente quando grandes artistas pensam sua obra com cuidado e carinho.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário